This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
07 Vantagens ao adotar um ERP
A adoção de um sistema de gestão auxilia o seu negócio a ter mais controle dos processos, mais integração entre atividades setoriais, gestão de riscos mais eficiente, a aumentar a produtividade das equipes e otimizar resultados. Abaixo, listamos 07 motivos para você inserir um ERP na rotina da sua empresa.
1. Mais transparência e integração: um sistema de gestão empresarial pode registrar quase todas as operações realizadas nele, como também, dados lançados e consultados. Dessa forma, os gestores podem monitorar todos os processos realizados, além da integração das informações de todos os setores. Sistemas gerenciais também auxiliam quando o assunto é a área fiscal. Estar atento à legislação vigente é essencial para evitar multas e outros incômodos. Com um ERP fica mais fácil registrar e repassar as informações aos órgãos que as requerem.
2.Menos burocracia: as constantes atualizações do sistema ERP permite otimizar o programa frente às demandas do negócio. Assim, fluxos mais ágeis permitem que as rotinas administrativas sejam feitas com o mínimo de obstáculos. A digitalização de documentos também torna essa rotina mais ágil: o compartilhamento é mais rápido. Essa ação permite que processos de autorização, de coleta de assinaturas, operações bancárias, jurídicas, fiscais etc., sejam realizados sem tantos entraves burocráticos.
3.Automatização de processos: promove a otimização da gestão da cadeia produtiva. Por exemplo: após o lançamento de dados sobre o recebimento de um item, de forma automática, o sistema emitir documentos relacionados a ele. O controle de recursos, de custos, de itens em circulação na empresa, dentre outras tarefas, é mais eficiente, é quase que uma verificação em tempo real.
4.Redução de erros humanos: a automatização ajuda na diminuição de erros humanos na grande maioria dos processos, especialmente naqueles que são repetitivos, cansativos e manuais. Automatizando as tarefas mais desgastantes, sua equipe pode dedicar mais tempo para atividades que exijam maior análise e criatividade, agregando mais valor ao negócio.
5.Decisões baseadas em dados: indicadores de desempenho informados pelo ERP permitem, aos gestores, tomadas de decisão mais assertivas: estatísticas, gráficos, porcentagens etc., apresentam um panorama sobre o desempenho da empresa, de seus departamentos e colaboradores. Por exemplo: um RH baseado em dados, é capaz de informar quais colaboradores precisam de desenvolvimento.
6.Conformidade com a legislação fiscal: um sistema de gestão, basicamente, é criado tendo por base exigências fiscais, contábeis, financeiras, entre outras. Logo, costuma ser atualizado em relação às leis do país, emitindo relatórios e documentos, como a nota fiscal eletrônica (NF-e), em conformidade com as regras. A cada alteração nas normas, o ERP é atualizado seguindo essas novas diretrizes. Também há a possibilidade de integrá-lo com programas disponibilizados pelo governo. Isso ajuda a evitar problemas com a legislação e, consequentemente, prevenir-se de multas, processos judiciais e outras sanções impostas pelo Fisco.
7.Posicionar a empresa para o crescimento: o ganho de escala precisa estar acompanhado de uma boa gestão: nesse caso, um ERP é fundamental, em especial um evolutivo e escalável, como os sistemas na nuvem. Este tipo de solução se adequa aos recursos e tamanho da empresa. Outro ponto positivo é a forma de acesso pela internet, que pode ser feita em qualquer hora, dia e lugar.
Entre em contato com a Procdata e saiba como podemos potencializar os resultados das sua empresa: (54) 3538-2655 ou comercial@procdatati.com.br