

Como o CRM pode ajudar na retenção de clientes
O CRM (Customer Relationship Management) é a ferramenta ideal para trabalhar a fidelização dos seus clientes. Ele auxilia a identificar os hábitos de consumo e monitorar as interações dos consumidores com a empresa. Destacamos duas vantagens essenciais na implantação deste tipo de software no seu negócio:
- A importância da retenção de clientes: obter novos clientes requer mais esforço e investimentos, mais do que manter os clientes que já consomem seu produto. Por isso, cada vez mais as empresas se preocupam em retê-los através de bom atendimento e relacionamento saudável com o consumidor.
- A fidelização de clientes é um ponto importante para a saúde financeira do negócio: um cliente fidelizado pode trazer novos interessados no seu produto/serviço através da indicação. Logo, esse é um item que deve ser considerado para o crescimento da empresa.
Como o sistema CRM pode ajudar na retenção de clientes?
- Cadastro: em primeiro lugar é importante cadastrar os dados de todos os leads (possíveis clientes) e clientes que já consomem seus serviços/produtos no sistema CRM. Assim, é possível obter informações relevantes sobre eles, como dúvidas, objetivo de compra, entre outros. Tudo isso pode auxiliar na estratégia de fidelização.
- Mantenha contato: em todas as fases da venda é importante manter o contato com o cliente. Por exemplo: quando o cliente demora a assinar o contrato é fundamental que você ou sua equipe conversem com ele para resolver possíveis dúvidas. Isso contribui para que ele perceba que está sendo valorizado pela empresa. Com o uso do CRM, é possível gerenciar os leads e verificar quais deles podem se tornar em oportunidades para um futuro contato, finalizando uma venda. Essa funcionalidade possibilita mais controle sobre essas oportunidades, além de fazer o acompanhamento das atividades.
- Monitore o funil de vendas: outra função importante que o CRM traz é o controle do funil de vendas, que é a verificar, em todo o processo da venda, onde este lead se encontra. Dessa forma, é possível pensar em estratégias de retenção para cada etapa do funil, desde o momento em que o futuro cliente tem o primeiro contato com o seu produto/serviço até a compra, propriamente dita.
- Analise o lifetime value: indica o valor de cada cliente para a empresa. Esse dado mostra o investimento feito por cada consumidor na sua empresa e seu rendimento durante o relacionamento com ele. O software permite visualizar essas informações, assim, o gestor pode tomar decisões mais assertivas.
- Integre outras soluções: para potencializar e otimizar o CRM, invista em soluções que possam integradas a essa tecnologia, como o ERP (Enterprise Resource Planning), sistema de gestão que centraliza todas as operações do negócio. Essas duas soluções trabalhando juntas, possibilita ao negócio crescer mais e melhor, através de dados específicos para a tomada de decisão precisas que, farão a diferença de forma positiva para a empresa.
Entre em contato com a Procdata e saiba como podemos auxiliar sua empresa com nossas soluções em gestão de dados: 54.3538.2655 ou comercial@procdatati.com.br