

07 Vantagens ao adotar um ERP
A adoção de um sistema de gestão auxilia o seu negócio a ter mais controle dos processos, mais integração entre atividades setoriais, gestão de riscos mais eficiente, a aumentar a produtividade das equipes e otimizar resultados. Abaixo, listamos 07 motivos para você inserir um ERP na rotina da sua empresa.
1. Mais transparência e integração: um sistema de gestão empresarial pode registrar quase todas as operações realizadas nele, como também, dados lançados e consultados. Dessa forma, os gestores podem monitorar todos os processos realizados, além da integração das informações de todos os setores. Sistemas gerenciais também auxiliam quando o assunto é a área fiscal. Estar atento à legislação vigente é essencial para evitar multas e outros incômodos. Com um ERP fica mais fácil registrar e repassar as informações aos órgãos que as requerem.
2.Menos burocracia: as constantes atualizações do sistema ERP permite otimizar o programa frente às demandas do negócio. Assim, fluxos mais ágeis permitem que as rotinas administrativas sejam feitas com o mínimo de obstáculos. A digitalização de documentos também torna essa rotina mais ágil: o compartilhamento é mais rápido. Essa ação permite que processos de autorização, de coleta de assinaturas, operações bancárias, jurídicas, fiscais etc., sejam realizados sem tantos entraves burocráticos.
3.Automatização de processos: promove a otimização da gestão da cadeia produtiva. Por exemplo: após o lançamento de dados sobre o recebimento de um item, de forma automática, o sistema emitir documentos relacionados a ele. O controle de recursos, de custos, de itens em circulação na empresa, dentre outras tarefas, é mais eficiente, é quase que uma verificação em tempo real.
4.Redução de erros humanos: a automatização ajuda na diminuição de erros humanos na grande maioria dos processos, especialmente naqueles que são repetitivos, cansativos e manuais. Automatizando as tarefas mais desgastantes, sua equipe pode dedicar mais tempo para atividades que exijam maior análise e criatividade, agregando mais valor ao negócio.
5.Decisões baseadas em dados: indicadores de desempenho informados pelo ERP permitem, aos gestores, tomadas de decisão mais assertivas: estatísticas, gráficos, porcentagens etc., apresentam um panorama sobre o desempenho da empresa, de seus departamentos e colaboradores. Por exemplo: um RH baseado em dados, é capaz de informar quais colaboradores precisam de desenvolvimento.
6.Conformidade com a legislação fiscal: um sistema de gestão, basicamente, é criado tendo por base exigências fiscais, contábeis, financeiras, entre outras. Logo, costuma ser atualizado em relação às leis do país, emitindo relatórios e documentos, como a nota fiscal eletrônica (NF-e), em conformidade com as regras. A cada alteração nas normas, o ERP é atualizado seguindo essas novas diretrizes. Também há a possibilidade de integrá-lo com programas disponibilizados pelo governo. Isso ajuda a evitar problemas com a legislação e, consequentemente, prevenir-se de multas, processos judiciais e outras sanções impostas pelo Fisco.
7.Posicionar a empresa para o crescimento: o ganho de escala precisa estar acompanhado de uma boa gestão: nesse caso, um ERP é fundamental, em especial um evolutivo e escalável, como os sistemas na nuvem. Este tipo de solução se adequa aos recursos e tamanho da empresa. Outro ponto positivo é a forma de acesso pela internet, que pode ser feita em qualquer hora, dia e lugar.
Entre em contato com a Procdata e saiba como podemos potencializar os resultados das sua empresa: (54) 3538-2655 ou comercial@procdatati.com.br