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Como fazer um bom gerenciamento de crise?
No momento atual, grande parte dos negócios estão sentindo a necessidade de se reinventar e gerenciar de melhor maneira, diante da crise provocada pelo Covid-19. Por isso, um plano de gerenciamento de crise é fundamental. Se sua empresa tem, ótimo, se ainda não tem, este artigo pode auxiliar você.
Como fazer uma gestão de crise eficiente?
– Comitê de gestão de crise: este grupo de pessoas será responsável por criar o protocolo para crise e, quando necessário, colocá-lo em prática. Uma sugestão é de que esse comitê seja formado por pessoas com diferentes habilidades, contribuindo com visões diferentes, enriquecendo assim o plano.
– Plano de ação/contingência: este plano prevê as medidas a serem tomadas diante do cenário de crise, seguindo o que foi determinado pelo comitê de gestão.
– Aja o mais rápido possível: agilidade é fundamental para que os danos serem os menores possíveis. A demora em fornecer respostas para o problema pode contribuir para que ele se agrave ainda mais. A rapidez na prestação de esclarecimentos, especialmente quando envolvem clientes, é essencial para que eles sejam orientados sobre como o problema será conduzido.
– Se possível, não para os processos: dentro do que for viável, dê continuidade aos seus processos de trabalho. Uma reação comum diante de uma crise pode ser a paralisação das atividades. É papel dos gestores administrar essa situação para que ela afete, o mínimo possível, o ambiente da companhia, estabelecendo um cenário de segurança para os colaboradores.
– Analise os danos após a crise: elas podem servir para avaliar quais mudanças devem ser colocadas em prática para evitar que o problema ocorra novamente. Para isso, é preciso entender como tudo aconteceu e os motivos que levaram àquela situação. Importante também avaliar os danos que o negócio sofreu. Isso pode ajudar a reverter esses problemas e a normalizar a situação de forma mais eficaz e eficiente.
Como prever uma crise empresarial?
A melhor maneira, dentro possível, antecipando-a, verificando os históricos e buscando prever cenários, para organizar um plano de ação e na contenção de danos. Seguem algumas dicas:
– Faça um gerenciamento de riscos: consiste em um monitoramento de possíveis falhas/situações que podem prejudicar a empresa. Portanto, uma comunicação constante entre todas as áreas da empresa é importante, informando sobre os riscos iminentes. Com um gerenciamento de riscos bem feito em mãos, os gestores estarão sempre bem informados sobre o cenário da empresa. Assim, é possível traçar um plano para solucionar as situações descritas no gerenciamento de forma rápida.
– Analise condições externas: é importante analisar outras variáveis como a economia do país, por exemplo. Questões assim podem aparecer sem ser anunciadas, por isso, é essencial sempre estar atento ao que está acontecendo no mercado. Uma forma é monitorar as tendências do segmento da empresa para que seja possível prever problemas, possibilitando o desenvolvimento de estratégias mais assertivas no gerenciamento de crises.
– Conte com a tecnologia: um software de gestão empresarial é um forte aliado no controle das atividades, processos e cenários do negócio. Um ERP possibilita aos gestores terem acesso a informações estratégicas sobre a empresa, que permite tomadas de decisões mais precisas.
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