This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
SFA e os benefícios que essa tecnologia pode trazer para o seu negócio?
O SFA, sigla para Sales Force Automation (Automação da Força de Vendas) prima por otimizar e simplificar os processos burocráticos e repetitivos relacionados a venda de produtos ou serviços: ele mapeia os diversos processos da rotina comercial da empresa, bem como todas a pessoas e setores ligados a ela direta ou indiretamente, promovendo aumento na produtividade e rentabilidade da empresa. As etapas de vendas que podem ser monitoradas pelo SFA:
- Controle de estoque e inventário
- Cadastro de clientes
- Envio de proposta
- Follow-up
- Fechamento de negociações
- Suporte pós-venda
- Diferenças entre SFA e CRM
Por vezes, este sistema é confundido com CRM. São plataformas que se relacionam por auxiliarem as atividades comerciais. Apesar de similares, têm suas diferenças:
– O CRM (Customer Relationship Management) Gestão de Relacionamento com o Cliente, é sistema que facilita a gestão de relacionamento com clientes. Uma de suas funções é a estruturação do perfil de consumidores, com seus hábitos de compra e preferências. Esses dados auxiliam a empresa a direcionar as ofertas mais adequadas a cada tipo de cliente, possibilitando uma venda mais assertiva.
– O SFA tem como principal objetivo automatizar as diferentes fases do processo de vendas. Ele se concentra na geração de leads, negociações, logística, precificação, call center, monitoramento de funil de vendas, dentre outras.
Benefícios do SFA
- Maior nº de clientes atendidos por um único profissional de vendas
- Envio automático de propostas de vendas
- Comunicação facilitada entre unidades, filiais e vendedores
- Agendamento e roteirização de visitas e entregas
- Cadastramento de produtos/serviços em tempo real
- Relatórios mensais de previsão de vendas
- Registro de despesas de viagens
- Vitrines customizadas para diferentes produtos
- Consolidação de dados on-line e off-line
- Envio de notificações de mensagens para equipe, clientes ou matriz
- Envio de notificações para datas especiais, o que facilita o lançamento de promoções
- Controle de pedidos
Potencialize os processos e resultados do seu negócio
Neste texto, buscamos explicar o que é SFA e como ele pode otimizar a rotina comercial da sua empresa. Acreditamos que a tecnologia é uma forte aliada para a ampliação dos mais variados ramos de negócios de forma assertiva e confiável.
A Procdata, há mais de uma década é referência em tecnologia e inovação, desenvolvendo softwares pensados para a rotina do seu negócio. Entre em contato conosco e saiba mais: (54) 3538-2655 ou comercial@procdatati.com.br