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ERP para varejo: otimizando suas operações e canais de venda
Um sistema de ERP para varejo facilita o controle de estoque, otimiza a logística de entrega e melhora a análise de dados oriundos das vendas. As funcionalidades podem ainda variar de acordo com o foco do sistema, mas o maior objetivo desse software é melhorar processos ligados à gestão do negócio.
E por que adotar um sistema? Um grande motivo são os consumidores. Eles estão cada vez mais exigentes e informados, logo, quem não usa a tecnologia ao seu favor para melhor atender, pode ficar para trás.
Quais são os tipos de ERP disponíveis no mercado?
Os tipos variam bastante de acordo com a “ambientação” do sistema, podendo ser local ou na nuvem. Vamos conhecer cada um deles:
– Sistemas locais (on-premises): é instalado em um computador da empresa, é um ERP físico. Normalmente, um equipamento atua como servidor principal, se interligando aos demais computadores.
– Sistemas em nuvem (privada ou pública): opera em uma plataforma cloud computing, podendo ser acessado de diferentes locais. Pode ser privado, quando alocados nos computadores da organização ou público, que é quando os computadores não são seus e o serviço funciona através de uma locação.
Quais são as principais funcionalidades do ERP para varejo?
- Integração de canais: para o varejo, a integração dos canais de venda é a melhor forma para dar escalabilidade a um negócio. O sistema une as diferentes operações: loja física, e-commerce ou televendas, levando em consideração se é marca própria, franquia, multimarca ou centro de distribuição.
- Gestão de estoque: promove um melhor gerenciamento dessa área, com uma visão única dos produtos disponíveis, além de oferecer mecanismos de proteção do estoque. Isso permite bloquear a venda de um determinado produto com base no seu volume médio de vendas.
- Controle de pedidos: auxilia na realocação automática dos produtos de uma loja para outra, bem como o split dos pedidos. Alguns permitem definir o crédito da quebra do pedido, ou seja, o critério de eficiência logística é definido pela própria loja. Essa ação possibilita a gestão de pedidos mais alinhada com as regras do negócio.
- Gestão de entregas: calcula o frete com base nas tabelas dos fornecedores logísticos. Também oferece acompanhamento da entrega do item quando integrado às transportadoras parceiras, que pode ser feita através de um API ou de conexões nativas do sistema.
- Logística reversa: auxilia nas trocas e devoluções, acionando as transportadoras e fazendo o tracking do processo. Se for um canal omni, é possível acompanhar, pelo canal de venda o tipo de devolução e disponibilizar a informação ao cliente.
Quais são os benefícios de implantar um ERP específico para o mercado de varejo?
Alguns dos principais benefícios em implantar um ERP de varejo é o amplo gerenciamento de estoque e mais agilidade para definir promoções. Mas há outros como:
– Economia de custos da empresa: seu negócio terá uma economia de custos pela automação de tarefas e pelo melhor controle do fluxo da loja. Investir em uma tecnologia mais alinhada, principalmente na omnicanalidade, possibilita adotar ações mais estratégicas de vendas para aumentar a conversão.
– Melhor gerenciamento do estoque: a integração das informações torna muito mais fácil o acompanhamento dos produtos, pois o acesso às movimentações é em tempo real. Dessa forma, o produto vendido tem sua baixa feita de forma automática no estoque. Para um negócio do varejo, manter essa organização é essencial para uma melhor organização nas próximas etapas do processo.
– Melhor planejamento das decisões: uma visão mais ampla, permite um melhor entendimento das suas operações, o que por sua vez, possibilita tomadas de decisões mais assertivas. Isso também se reflete na há a redução de problemas que podem atrapalhar o desempenho, diminuindo rupturas na operação da loja física ou on-line.
– Agilidade para criar promoções: avaliar, de forma mais estratégica as vendas e, a partir disso, definir promoções para os consumidores. Em um cenário de omnicanalidade, isso pode entregar mais valor aos clientes, como por exemplo, oferecer créditos e descontos que podem ser do físico para o on-line.
Como saber se seu negócio precisa de um ERP de varejo?
Veja abaixo alguns indicativos que podem ajudar você nessa questão:
- Uso de muitos softwares diferentes para gerenciar questões distintas, mas correlacionadas;
- Dificuldade de acesso as informações sobre a sua própria loja, produtos e logística;
- Problemas, atrasos ou rupturas no setor de vendas e na gestão de entrega ou troca dos produtos;
Se você respondeu sim a um ou mais dos itens acima, está na hora de implantar um software e gestão varejista.
Como fazer a escolha certa?
Há quatro fatores a serem considerados na implantação de um ERP para o varejo:
– Verifique se as funcionalidades atendem as demandas do seu negócio: compreenda quais são as demandas da sua loja. De acordo com seu contexto, algumas funções podem ser mais importantes do que outras. Veja quais sistemas oferecem o que você precisa.
– Analise as referências e a reputação dos fornecedores: busque por empresas que são referência nesse meio. Entrar em contato com fornecedores que já atendem outras empresas do seu segmento é um bom caminho.
– Analise se há funções para os canais o omnichannel: a sincronicidade de diferentes canais de venda evita falhas na operação, especialmente em relação ao estoque de produtos e à entrega das mercadorias.
Por que a tecnologia é essencial para otimizar os processos no varejo?
Soluções baseadas em automação, conectividade e comodidade tem se tornado o principal meio de evolução desse segmento. O varejo 4.0 teve seu boom durante a pandemia, onde quem já tinha um software conseguiu gerir melhor suas vendas. E se esse sistema contemplava os canais omnichannel, a tendência foi de um desempenho ainda mais satisfatório. Além disso, o uso das tecnologias para melhorar serviços é um diferencial competitivo.
Procdata e TOTVS: aliadas do varejo
A Procdata, em parceria com a TOTVS, oferece ERPs customizados para a sua loja, que possibilitam controle total, da retaguarda ao PDV, com foco na redução de custos e aumento de vendas com soluções integradas para uma experiência completa do cliente, seja na loja on-line ou física. Entre em contato com nossa equipe e saiba mais: (54) 3538-2655 ou comercial@procdatati.com.br