This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
ERP para a indústria: O que é, vantagens e como escolher
Um ERP para indústria é fundamental para uma boa gestão e produtividade, devido ao alto fluxo de informações e processos diários. Essa solução é indicada para negócios de qualquer porte, pois auxilia na tomada de decisão, melhor controle das atividades, atendendo às necessidades específicas do segmento.
O que é um ERP para indústria?
De forma resumida, o ERP funciona como uma suíte integrada de aplicações para o seu negócio, compartilhando os mesmos modelos de dados, com cobertura total dos processos operacionais e administrativos. Logo, o software unifica a rotina corporativa (contabilidade, gestão de pedidos, finanças, vendas, recursos humanos, entre outros), tornando mais transparente, simples e fácil o controle da empresa e a tomada de decisão.
O ERP industrial é um sistema de gestão que capacita a gestão do chão de fábrica, ao mesmo tempo em que transforma o processo de manufatura. Segundo um estudo da consultoria Panorama Group, o setor que mais utiliza ERPs é a manufatura, com 33% das empresas.
Entre suas principais características, um ERP para indústria deve oferecer:
- Controle de Produção: é fundamental controlar e visualizar, em tempo real, o chão de fábrica e suas entregas.
- Alinhamento entre as áreas: melhora a integração entre os setores, compartilhando os mesmos dados, evitando assim duplicidade e informações erradas.
- Flexibilidade: o software deve permitir que estratégias e indicadores de desempenho, por exemplo, possam ser alterados, de acordo com a demanda da empresa.
Qual é a importância do ERP para a rotina de uma indústria?
Um sistema ERP para indústria pode gerenciar todos os aspectos de seu fluxo de trabalho. Logo, tarefas consideradas complexas, como o controle de estoque, podem ser feitas com apenas alguns cliques, considerando sua fábrica, armazém e mesmo o supply chain.
Os módulos do ERP industrial permitem que diferentes departamentos gerenciem seus módulos, promovendo mais autonomia aos setores, mas sem deixar de lado a unificação da gestão, melhorando de forma significativa os processos corporativos.
Assim, as equipes podem focar nas questões mais estratégicas do negócio, enquanto as tarefas repetitivas e de pouco valor ficam à cargo da tecnologia.
Principais funcionalidades do ERP para a indústria
- Administrativo: gera propostas comerciais, solicitações e cotações de compra ou venda, além de controlar o estoque de forma integrada com as linhas de produção, contabilidade e financeiro.
- Financeiro: controla as contas a pagar e a receber, conciliações bancárias, gera boletos para os clientes e faz o gerenciamento do fluxo de caixa.
- Fiscal & Contábil: emite os documentos contábeis e fiscais exigidos para a entrega do SPED Contábil, Fiscal, REINF e Contribuições, realiza de maneira automática a emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e).
- Manufatura: define previsões de venda, planejamento e as diretrizes de chão de fábrica com maior eficiência. Também organiza a produção para terceiros e executa os sistemas:
- MRP: Material Requirement Planning ou Planejamento das Necessidades de Materiais
- APS: Advanced Planning and Scheduling ou Planejamento e Programação Avançados
- MES: Manufacturing Execution System ou Sistema de Execução da Manufatura.
- Qualidade: verificação das matérias-primas utilizadas, do recebimento até a estocagem e a produção. É possível acompanhar os produtos fabricados a partir do controle de lotes, da rastreabilidade e de análises e relatórios automatizados. Também é possível controlar as rotinas de manutenção, predefinindo ações de manutenção preditiva, corretiva e preventiva.
Principais vantagens de um ERP industrial
O software industrial é feito para agilizar e automatizar as tarefas de cada área da indústria, com informações constantemente atualizadas e confiáveis. De acordo com uma pesquisa do Hubspot, as áreas que mais apresentaram ROI após a implementação do ERP foram:
- TI (40%, redução de custos);
- Estoque (38%; níveis de estoque reduzidos);
- Ciclo de produção (35%; redução do tempo de produção).
Outros pontos que podemos citados:
- Controle de liberação de compra, com limite orçamentário por centro de custos;
- Autorização eletrônica de compra por alçadas de valor, promovendo mais segurança e agilidade ao setor;
- Redução de custos de estoque por meio de rotinas automatizadas, que identificam as especificações do que deve ser comprado ou produzido;
- Gerenciamento de pedidos de vendas pendentes, com a geração de ordens de produção por demanda e com liberação automática dos pedidos;
- Acompanhamento da produção com integração das áreas de estoque, compras, pedidos de vendas e custos;
- Modelos de relatórios para gerenciamento de necessidades, acompanhamentos e demandas da produção;
- Portal Web exclusivo para fornecedores e representantes, gerando agilidade e segurança na entrada de informações.
Quando um ERP industrial é indicado?
Qualquer negócio busca otimizar suas operações para aumentar mais seus lucros, aliando a isso entregas mais rentáveis e com maior qualidade. O ERP industrial auxilia a empresa a:
- Fornecer uma melhor experiência do cliente;
- Integrar sua cadeia de suprimentos;
- Melhorar a programação da produção;
- Remover silos em suas operações financeiras;
- Gerenciar funcionários e outros recursos.
Como escolher o ERP ideal para sua indústria?
- Conheça suas demandas
- Avalie a qualidade do sistema
- Saiba quais são as funcionalidades
- Pesquisa sobre o suporte
- Avalie o custo x benefício
E conte com a expertise da Procdata. Somos uma empresa de TI com mais de duas décadas de experiência no desenvolvimento de softwares para os mais variados segmentos da indústria. Entre em contato com nossa equipe de analistas: (54) 3538-2655 ou comercial@procdatati.com.br