

Como o ERP pode auxiliar no crescimento da indústria?
À medida que a empresa cresce, aumenta também a complexidade das suas operações, logo, contar com um ERP completo auxilia na tomada de estratégias para potencializar ainda mais o negócio: um sistema de gestão com funcionalidades que contemplam desde o backoffice até o chão de fábrica. Entre os problemas encontrados pelos gestores de manufaturas no Brasil, podemos citar:
- Como obter vantagens competitivas
- Adequação às exigências do mercado
- Modernização dos processos e otimização das rotinas
As soluções tecnológicas servem para resolver os principais gargalos enfrentados na produção, tornando os processos mais eficientes e rápidos, possibilitando aos gestores e equipes serem cada vez mais produtivos com margem de erros cada vez menor.
Instalação sem pausa na produção
Mesmo que a sua indústria funcione em um modo ininterrupto, a implantação do ERP não compromete o ciclo produtivo, se tornando uma das principais vantagens do software. Conheça mais benefícios:
– Redução de custos: o uso do ERP é conhecido por automatizar tarefas, o que já representa uma redução nos custos operacionais. Também é possível fazer uma gestão de equipamentos e de estoque mais eficientes, evitando, por exemplo, pausas desnecessárias de máquinas, falta de matérias-primas ou excesso de produtos em estoque, situações que causam transtornos financeiros.
– Aumento da produtividade: com o software a equipe terá mais tempo para focar nas atividades mais estratégicas para o negócio. Além disso, os gestores conseguem obter ganhos em eficiência, pois terão acesso a dados mais completos e seguros para a tomada de decisões mais assertivas.
– Alinhamento com a legislação: o ERP deve acompanhar as mudanças da legislação, evitando assim que a empresa tenha problemas com o fisco. No módulo de faturamento, por exemplo, é possível acessar as principais ferramentas para a emissão de notas fiscais, dentro do solicitado pela Secretaria de Fazenda. Dados sobre a produção também ficam mais organizados, cumprindo assim as exigências do Bloco K do Sped Fiscal.
– Segurança dos dados: implantar um sistema de gestão para administrar as informações da empresa é uma ação mais segura do que o gerenciamento em planilhas ou papéis. Com a automatização, erros de preenchimento e perda de dados são menores.
– Planejamento de produção: a implantação de um ERP é uma excelente forma de organizar o processo produtivo. É possível a criação de um planejamento que engloba todos os módulos do sistema para gerenciar toda a área produtiva.
Conte com a Procdata
Ao escolher um sistema de gestão completo para a sua empresa, opte por um fornecedor que realmente conhece as necessidades do setor industrial. A Procdata tem mais de duas décadas de atuação em soluções tecnológicas e é parceira da TOTVS: líder na América Latina na gestão de dados. O software Protheus é um dos mais renomados no mercado, podendo ser customizado para o cenário da sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais: (54) 3538-2655 ou comercial@procdatati.com.br