This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Afinal, o que é um sistema ERP?
Para muitas empresas, a realidade de contar com um ERP já faz parte da rotina, mas para outras, ainda é novidade. E este texto é para você que ainda não possui essa plataforma: o que é, afinal, um sistema ERP?
ERP significa “Enterprise Resource Planning” ou sistema de gestão integrado. O objetivo é auxiliar o gestor a melhorar e integrar processos e atividades dos setores que compõem a empresa.
O primeiro ERP foi criado há mais de 100 anos pelo engenheiro Ford Whitman Harris: o EOQ (Economic Order Quantity) foi desenvolvido para programar a produção. Em seguida, surgiu o MRP (Material Requirements Planning): ele utilizou alguns conceitos do EOQ, integrando-os a um computador.
Em 1983, tivemos o advento de uma nova tecnologia, a MRP II (Manufacturing Resource Planning), que incorporava as funções de compras e gerenciamento de contratos utilizando módulos diferenciados e componentes da arquitetura de software. Além disso, possibilitou que as empresas integrassem dados e compartilhassem informações entre os diversos departamentos, otimizando o processo produtivo. Na década de 1990, esse sistema foi denominado de ERP.
Como é a atuação do ERP na empresa? O sistema auxilia no gerenciamento de informações das mais diversas áreas da empresa, como de contas a pagar e a receber, monitoramento das vendas, acompanhamento dos pedidos junto a área de compras ou na gestão de pessoas, otimizando e organizando as rotinas destes processos.
E o que você ganha com um sistema ERP?
– Automação: redução do tempo para desempenhar tarefas burocráticas e repetitivas. O ERP automatiza e padroniza estes processos.
– Redução de custos: o software ERP integra o acesso às informações das diversas áreas do negócio, oferecendo ao gestor um amplo panorama da situação real da empresa, orientando-o a tomar decisões mais estratégicas, especialmente, junto aos “gargalos” dos seus processos. Há inúmeras opções no mercado, por isso, você deve antes de adquirir um sistema ERP, pesquisar, solicitar demonstrações e conversar com os usuários da plataforma que pretende comprar.
Um dos melhores e mais completos ERP’s do mercado é o Protheus: você pode contratar somente os módulos que mais necessita, adequando-os às suas rotinas, além de receber todo apoio e orientação da equipe da ProcData na implantação do software e treinamento da sua equipe. Quer saber mais? Preencha o formulário abaixo para que um dos nossos consultores entre em contato com você.