This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Saiba quais são os pontos fundamentais na implantação de um ERP
Um sistema de gestão otimiza o gerenciamento de gastos, rotinas, processos internos, dando suporte às decisões de forma mais assertiva e estratégica. Se você está pensando em dar esse passo, é importante ter atenção a alguns pontos que são essenciais para extrair o potencial máximo do sistema. Abaixo, separamos algumas dicas que podem auxiliar você:
- Bom planejamento: conhece o método SMART (Specific, Measurable, Attainable, Relevant and Time based)? Ele auxilia você a compreender se o seu objetivo é específico, mensurável, se está ao seu alcance, se é realista e baseado em prazos. Aplicar o SMART pode ajudar a organizar as metas que deseja atingir com a implantação do ERP.
- Hospedagem e flexibilidade: mais do que saber os processos que precisam ser otimizados e as funcionalidades que o software oferece ao seu negócio, é importante que o ERP se adapte às suas rotinas. Sobre hospedagem: os modelos de hospedagem do ERP também impactam de forma direta no desempenho do software. Saiba quais são os tipos de hospedagem:
– On premise: instalação nos servidores da empresa sem necessidade de conexão à internet. Por ser uma solução que ocupa espaço físico, é fundamental que a organização disponha desse local, além de todos os equipamentos necessários e do treinamento da equipe que irá gerir este sistema.
– On cloud: é um ERP online. O software fica hospedado na nuvem e a conexão é feita através da internet, mediante login à plataforma para acessas suas funcionalidades.
Diante disso, avalie qual dos modelos acima a sua empresa, hoje, tem capacidade de obter. Também é importante que você leve em consideração a escalabilidade que o ERP pode proporcionar ao seu negócio: afinal, as necessidades, as metas e objetivos do seu negócio podem mudar com o tempo, por isso é interessante que seu ERP acompanhe essas alterações.
Migração de dados
Depois de fazer do planejamento inicial e a escolha do modelo de hospedagem, o próximo passo é a organização da migração de dados. Uma transição feita de forma mais amena é a mais indicada, pois a implantação de um ERP impacta muito na rotina da empresa, especialmente se ela estiver fazendo isso pela primeira vez. Nessa etapa, você e sua equipe devem entender quais são dados essenciais para o bom andamento de todos os setores do negócio, além de estarem atentos à segurança dessas informações.
Gestão de equipe e mudança de abordagem
Depois da implantação é fundamental o treinamento de todos que terão acesso ao sistema. Salientamos que essa capacitação deve ser realizada antes da finalização da implantação, para que, quando o sistema iniciar suas atividades, as pessoas já saibam operá-lo em condições seguras.
Por último, reforçamos que implantar um sistema ERP na sua empresa é um passo de extrema importância e que irá acompanhá-la ao longo de sua existência: tudo o que for feito refletirá nos resultados do negócio. Por isso, busque por soluções confiáveis no mercado, que tenham compromisso em fazer um trabalho de excelência, tanto na implantação, quanto no treinamento e manutenção/suporte.
A Procdata possui mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de soluções de gestão de dados para negócios dos mais variados ramos. Estamos aqui para pensar, criar e aplicar soluções customizadas para sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais: 54.3538.2655 ou suporte@procdatati.com.br