This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Veja como fazer uma integração de sistemas de forma mais eficiente e segura
O mercado de hoje requer que os sistemas de gestão de empresas sejam cada vez mais integrados, para que os negócios alcancem o maior potencial possível. A integração de sistemas é uma alternativa para ter processos internos mais organizados e otimizados.
Investir na integração de sistemas permite que diferentes setores troquem informações, sejam mais produtivos e tenham uma rotina mais eficiente através da troca ágil de dados.
O que é a integração de sistemas?
A integração de sistemas é o processo de conectar diferentes sistemas e aplicativos para que ambos possam funcionar juntos, possibilitando assim, uma gestão mais assertiva. Muitas empresas usam uma variedade de sistemas e aplicativos para gerenciar suas operações, como software de contabilidade e RH e gerenciamento de estoque e vendas, por exemplo. A integração permite que esses sistemas trabalhem juntos, compartilhando dados e informações entre si, além de automatizar tarefas, reduzir erros e aumentar a eficiência da rotina de trabalho. Normalmente, a integração é feita por meio do uso de APIs (interfaces de programação de aplicativos), middleware e integração direta entre sistemas.
Tipos de integração de sistemas
– Troca de dados eletrônicos: nessa modalidade, uma plataforma extra é implantada. Ela tem como foco traduzir as mensagens de cada uma das ferramentas e repassar os dados a outra solução. Entretanto, essa alternativa é um pouco complexa, por conta da dificuldade em montar seu ambiente.
– Banco de dados: neste caso, um profissional especializado realiza as modificações necessárias nas estruturas dos bancos de cada aplicação.
– APIs: é uma alternativa simples, segura e bastante utilizada na integração dos sistemas. Elas recebem requisições e respondem com dados prontos, permitindo que a busca de informações entre as plataformas utilizadas pelo negócio, seja feita de forma mais fácil e ágil.
Vantagens da integração de sistemas
A integração de sistemas promove otimização de processos, que passam a ser feitos com maior colaboração entre profissionais das áreas que compõem o negócio. Veja mais algumas vantagens:
– Otimização de processos: mantida de maneira contínua, auxilia a manter a competitividade a médio e longo prazo. Ao integrar sistemas, o negócio opera com processos mais simples e otimizados.
– Melhora da performance: um sistema operacional de alta performance é fundamental para atender clientes e parceiros de mais assertiva. Com os setores se comunicando mais facilmente, a rotina de trabalho se torna mais dinâmica, aumentando a receita e o nível de inovação.
– Redução de custos: a integração de sistemas cria fluxos de trabalho mais simples e automatizados, reduzindo erros manuais e o retrabalho.
– Integração entre setores: ao ter serviços e sistemas integrados, todas as áreas do negócio atingem um alinhamento estratégico mais coeso.
Desafios da integração de sistemas
É bem comum que uma empresa em crescimento resolva suas demandas de gestão conforme elas aparecem, como por exemplo, a implantação de determinados softwares, que tem como objetivo resolver certas demandas. Mas conforme o tempo passa e a operação de intensifica, é preciso novas soluções tecnológicas que ajudem a gestão a ser mais assertiva e competitiva.
Logo, a integração de sistemas se mostra como uma solução. Mas ela também pode ter alguns desafios, especialmente quando se trata de sistemas complexos e mal geridos. Alguns deles são:
– Incompatibilidade: softwares diferentes podem usar protocolos de comunicação variados, o que pode tornar difícil conectar e integrar sistemas;
– Custos: a integração de sistemas deve ser pensada para que esse investimento seja absorvido pelo negócio, sem afetar a saúde financeira do mesmo;
– Complexidade: sistemas grandes e complexos podem tornar a integração mais difícil. Nesse caso, em especial, um planejamento específico deve ser desenvolvido e seguido para o sucesso da operação;
– Manutenção: após a implementação da integração, a manutenção dos sistemas deve ser feita rigorosamente, para que a gestão e a troca de dados ocorra de forma satisfatória;
– Falta de padrões: a falta de padrão no momento da integração pode tornar difícil conectar sistemas de diferentes fornecedores.
Para que esses problemas sejam evitados e amenizados, a escolha de um ERP de qualidade é fundamental.
Como superar os desafios da integração de sistemas?
A integração de sistemas, pode muitas vezes, ser onerosa, entretanto, com planejamento adequado, essa tarefa pode se tornar mais fácil. Confira algumas dicas:
– Mapeie processos: compreender todos os processos do negócio é fundamental para que a integração ocorra de forma satisfatória. Todas as áreas da empresa devem ser contempladas, tendo seus processos descritos no planejamento geral, para definir quais sistemas devem ser integrados.
– Alinhe tecnologia e estratégia: avalie as soluções do mercado que mais podem se adequar às necessidades da sua empresa. Verifique se elas atendem aos objetivos e metas traçadas no planejamento. Defina quais indicadores de desempenho devem ser acompanhados na integração de sistemas de gestão.
– Avalie as soluções: antes de fazer a integração, analise se as soluções atuais da empresa viabilizam essa medida. As ferramentas podem já estar ultrapassadas e não servirem aos novos objetivos. Reflita se não é o momento de fazer substituições.
– Implemente a integração: é importante que seu planejamento de integração tenha o processo de backup descrito, a fim de não perder dados importantes do negócio. É fundamental contar com suporte profissional especializado, que entendam a linguagem usada no desenvolvimento de cada sistema e estejam habituados a esse tipo de migração.
– Monitore as mudanças: depois da implantação é fundamental monitorar o desempenho dos setores que passaram pela integração de dados, além do desempenho dos sistemas. Fique de olho em falhas de exportação de dados, dificuldades técnicas, etc.
Maneiras de fazer a integração de sistemas de forma segura
Para realizar uma integração de sistemas sem maiores transtornos, alguns pontos devem ser seguidos, como:
– Defina os objetivos que espera alcançar com a integração dos sistemas, como por exemplo economizar tempo, recursos ou melhorar processos.
– Monitore e registre os dados: negócios com sistemas integrados, são capazes de gerenciar várias rotinas com assertividade, logo, terão menos gargalos.
– Previna-se contra ameaças: a integração de sistemas deve ser feita com as melhores práticas de segurança e integridade de informações. Padrões de autenticação e recursos de criptografia são indispensáveis.
– Prepare sua equipe: as pessoas do seu time são fundamentais para o sucesso do processo de integração dos sistemas, já que eles ficarão responsáveis por inserir os dados necessários nos softwares a serem implementados. Treinamento e atualizações devem ser rotina, para que todos possam operacionalizar os sistemas integrados de forma correta.
Integre seus sistemas com a Procdata
Somos uma empresa de tecnologia que há mais de duas décadas atua no desenvolvimento de softwares de gestão e na criação de soluções de integração de sistemas adequadas as demandas dos mais variados negócios, que tem seus resultados potencializados. Saiba mais, entre em contato: (54) 3538-2655 ou comercial@procdatati.com.br