This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Saiba o que é Fintech e suas vantagens?
O termo fintech é utilizado para empresas que oferecem serviços bancários e neste meio a tecnologia é fundamental para que a experiência do cliente seja a mais positiva possível.
O que, de fato, é uma fintech?
São startups de soluções financeiras que utilizam a tecnologia para desburocratizar processos e aumentar seu alcance de atuação. Seja em empréstimos, investimentos, criptomoedas ou conciliação, uma fintech se destaca por sua facilidade em realizar transações, com cobranças de menor valor e com serviços que podem ser realizados pela internet.
Características da fintech
- Tecnologia: parte fundamental do negócio. Várias operações podem ser feitas a partir de uma conta digital, através de aplicativos que podem ser acessados via desktop ou smartphones. O uso da tecnologia junto aos serviços financeiros reduz filas em bancos, longas negociações com gerentes, necessidade possuir diversos cartões de crédito/débito, talões de cheque ou dinheiro vivo: sinônimo de mais praticidade e segurança ao cliente.
- Inovação: inovação na rotina de qualquer negócio é fator determinante para sua permanência no mercado: da criação de serviços e produtos para o mercado, à colaboração das equipes. Investimento em conhecimento, capacitação e treinamentos das mais diversas habilidades é um diferencial para qualquer empresa, em se tratando de uma fintech isso é regra.
- Segmentação: as fintechs se destacam por atender grupos específicos do mercado. Esse tipo de posicionamento permite que as empresas desenvolvam soluções bem pontuais, aprimorando ao máximo suas funcionalidades.
Como funciona uma fintech?
Sua atuação ocorre no meio digital, com a identificação de necessidades específicas dos seus clientes. Algumas áreas abordadas pelas fintechs:
- Financiamento
- Moeda virtual
- Empréstimos
- Seguros
- Pagamentos
- Gestão financeira
- Crowdfunding
- Câmbio e conciliação
- Investimentos
Assim, as fintechs trouxeram uma horizontalização do setor financeiro com a eliminação de intermediários e de grande parte da burocracia. Um dos seus principais desafios, no início de suas operações, foi conquistar a confiança do público no que se refere à segurança, já que dados financeiros requer grande sigilo.
Um dos caminhos foi a associação com bancos convencionais, ação que agregou mais segurança aos seus processos, atraindo a atenção do público para as suas plataformas digitais, com custos operacionais reduzidos, dentre outras facilidades.
Principais benefícios das fintechs
Os benefícios que as fintechs proporcionam podem ser diferentes de acordo com seu ramo de atuação e público, mas de forma geral, podemos citar:
- Valorização da inteligência de negócios
- Parcerias entre investidores e startups
- Identificação de novas necessidades e segmentação de mercado
- Investimento em inovações
- Eficiência operacional e alta produtividade
- Incentivo ao ecossistema do pequeno e médio empreendedor
- Desburocratização de processos
- Segurança para usuários
- Experiência personalizada ao cliente
- Cobranças, taxas e custos operacionais reduzidos
Fintechs nos negócios
Negócios de sucesso e que perpetuam, levam em consideração o aprimoramento de processos e otimização da gestão. Se seu negócio é do ramo financeiro, é muito importante a busca por soluções que otimizem a rotina, agregando solidez ao negócio e segurança aos clientes. A Procdata é especialista no desenvolvimento de softwares de gestão para os mais diferentes tipos de empresas. Entre em contato conosco para saber mais: (54) 3538-2655 ou comercial@procdatati.com.br