This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Parametrização de relatórios no Protheus: como fazer do jeito certo?
O Protheus é um sistema bem completo que exige diversas informações para a emissão de relatórios. O objetivo é simples: conseguir um documento que tenha todos os dados necessários para a análise e tomada de decisão.
Quando a parametrização de relatórios ocorre corretamente, eles são emitidos sem problemas. A partir dos dados exibidos no documento, o gestor ou tomador de decisão consegue visualizar insights que seriam difíceis de perceber de outra forma.
Um bom relatório é essencial para identificar e resolver problemas. Por isso, muitos profissionais ficam decepcionados quando a ferramenta utilizada apresenta dificuldades para a emissão.
Quem utiliza o Protheus talvez já tenha sofrido com uma situação na qual inseriu os dados e simplesmente não conseguiu o relatório. Sabe por que isso acontece? Por causa de uma parametrização de relatórios errada.
Felizmente, existem formas de evitar esse problema, como você verá durante esse artigo.
Por que os relatórios de ERP são mais seguros?
Algumas pessoas ainda têm dificuldade para adaptar-se às novas tecnologias, inclusive aos ERPs. Talvez pareça muito mais simples criar relatórios do jeito antigo, manualmente ou usando softwares mais simples. A parametrização de relatórios neles parece bem mais fácil, certo?
Na realidade, quando um usuário do Protheus emite relatórios através dele está conseguindo diversas vantagens. Para que esses documentos permitam uma tomada de decisão mais exata, eles devem estar sempre atualizados e precisos. Formas mais manuais de criar relatórios são falhas e sujeitas a erros frequentes.
Assim, o ERP é uma solução excelente. Ao contrário de um humano, quando a parametrização de relatórios está correta, é difícil encontrar falhas no resultado. Um pequeno erro no documento pode ser a causa de danos financeiros grandes.
O Protheus gera diversos tipos de relatórios para empresas. Além dos financeiros, ele também trabalha com controle, análise, de satisfação, RH e outros setores da empresa. Cada usuário pode acessá-lo para conseguir as informações mais relevantes para seu setor.
Por acaso você está tendo problemas para emitir relatórios no Protheus? Não desista porque essa ferramenta te dá uma grande vantagem para tomar decisões mais acertadas. Confira como resolver seus problemas de parametrização!
Principais erros de parametrização de relatórios
Na hora de criar um relatório no Protheus o usuário precisa seguir alguns passos. Primeiramente, o sistema pede que você escolha a forma de impressão. Ele pode ser salvo na pasta padrão, em um outro local no computador ou na rede de computadores, enviado por e-mail e outras opções.
Se o usuário escolher enviar o relatório para o e-mail, por exemplo, ele ainda precisa colocar o endereço para enviar, assunto e conteúdo da mensagem. Só depois a pessoa realmente começa a parte de parametrização do relatório.
Mencionamos novamente que o Protheus é um sistema bastante completo que se adapta a diversas áreas do mercado. Portanto, ele possui mais de 15 perguntas para a parametrização de qualquer relatório. Elas podem ser simples, como título, ou mais específicas e suas respostas dependem do conhecimento do usuário.
Boa parte dos problemas de parametrização de relatórios no Protheus acontecem por causa de erros na hora de preencher os dados. Como resultado, o sistema pode apresentar problema e não consegue emitir o documento conforme solicitado.
Como resolver os erros de parametrização
Primeiramente, o relatório deve ser feito com cautela por parte do usuário. Por serem muitas perguntas, algumas pessoas tentam fazer o processo com pressa e erram na resposta ou opção selecionada. Assim, acontece o problema de emissão.
Quem está tendo dificuldades pode tentar voltar ao início da operação, desde a hora de selecionar a forma de impressão do relatório. Tome cuidado para não se enganar na seleção para o processo que deseja realizar.
Se possível, peça o auxílio de um profissional com mais experiência na operação do Protheus e na área. Talvez o problema de parametrização seja algo sutil que usuários mais iniciantes não conseguem ver facilmente.
E se nada der certo?
Você reiniciou o processo diversas vezes e ainda não está conseguindo emitir os relatórios com o Protheus? Está na hora de buscar suporte de profissionais especializados. A ProcData presta suporte para usuários de Protheus e está pronta para ajudar nessas situações.
Podemos acessar o sistema e usuário de quem está tentando fazer a emissão de relatórios sem sucesso para avaliar se existem problemas. Caso a parametrização estiver certa, mas o erro persistir, faremos um vídeo para descobrir qual é o verdadeiro problema por trás disso. Não se preocupe, seu trabalho e relatórios estão em boas mãos!