This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Como definir a infraestrutura necessária para introduzir um ERP na sua empresa
Muitas empresas ainda têm dificuldades para realizar a gestão da infraestrutura de TI ou até mesmo de seus próprios dados. Portanto, para conseguir facilitar esse processo é essencial fazer o uso de um bom ERP. Esse sistema de gestão te ajuda a trazer sua gestão de dados, informações e infraestrutura a um novo nível e permite muito mais eficiência.
A gestão de infraestrutura de TI torna-se uma tarefa mais simples ao ter as informações da empresa centralizadas no sistema. Além disso, os registros do ERP previnem a perda de dados por erro humano.
Alguns gestores optam por não fazer a gestão de infraestrutura por falta de tempo. É compreensível, com tantas atividades para realizar e organizar, gerenciar a TI parece pouco prioritário. Porém, o ERP ajuda a deixar mais tempo livre já que simplifica operações, como controle de estoque, pagamentos, emissões de notas fiscais, cobranças e outros.
Sabendo de todos esses benefícios de ter um ERP instalado chega a hora de adotar o sistema na sua empresa. Dessa maneira, te ajudaremos a entender o que você precisa ter para isso e como escolher os itens de infraestrutura mais adequados.
Escolhendo o ERP
A infraestrutura utilizada depende bastante do tipo de ERP escolhido. Os tipos mais comuns no mercado são o ERP em nuvem e local. Basicamente, o tipo local é instalado diretamente nos servidores da empresa. Geralmente quem contrata o sistema local tem uma equipe de TI própria para realizar a gestão e manutenção do ERP, mas também pode aproveitar o auxílio de uma empresa especializada.
Como o próprio nome indica, o ERP em nuvem não precisa ser instalado nos servidores locais. Ele é adquirido por assinatura e fica armazenado em servidores em nuvem do fornecedor do sistema. Além de fornecer a licença para uso do software, a empresa também consegue suporte de uma equipe especializada para instalação.
O tipo em nuvem é utilizado por quem deseja acesso à informação em qualquer lugar. Já que a informação está armazenada na nuvem, é possível acessá-la mesmo fora da empresa.
A melhor forma de escolher o sistema de gestão mais adequado para você é realizando uma pesquisa completa. O ERP precisa atender as necessidades da sua empresa, então dê preferência para as opções mais completas possíveis. Dessa forma, consulte profissionais especializados no sistema que você planeja comprar para saber de suas vantagens.
Infraestrutura necessária para introduzir um ERP
Conseguiu escolher o tipo de ERP que deseja utilizar? Agora é necessário garantir que sua empresa está preparada para recebê-lo. Comece avaliando a estrutura já existente e como é possível melhorá-la para ter melhor eficiência.
Hardware
O hardware é um dos pontos mais importantes para a instalação de um sistema de gestão. É necessário ter servidores adequados para a instalação do ERP e seu uso. Apesar de saber da necessidade de hardware, nem toda empresa está preparada para a implementação de um sistema. Confira abaixo uma check-list de equipamentos que sua empresa deve ter antes mesmo de adquirir o sistema:
- Servidor de aplicação do ERP;
- Servidor de banco de dados;
- Sistema operacional para os servidores.
Segurança
Além disso, você deve adquirir infraestrutura para a segurança do seu ERP. Os sistemas de segurança precisam ser eficientes já que são os responsáveis por impedir invasões e roubo de dados da empresa. Enfim, lembre-se que eles mantêm seu negócio e as informações de clientes mais seguras. Não adianta tentar economizar nesses sistemas para depois sofrer as consequências da falta de cuidado.
Entre a infraestrutura necessária para introduzir um ERP você deve ter os seguintes itens de segurança:
- Sistema antivírus para os servidores;
- Sistema de backup para os servidores;
- Mídias e unidades de backups.
Os backups são os responsáveis por evitar perda de informações dos usuários. Mesmo sistemas em nuvem precisam de backup. O ideal é realizar um backup na nuvem e outro em unidades físicas. Assim, a empresa fica completamente protegida contra diversos tipos de problemas técnicos e possíveis incidentes.
Enfim, depois de ter toda a infraestrutura necessária para introduzir um ERP, chega o momento de adquirir a licença. O licenciamento é comprado diretamente com o fabricante do ERP e você também precisa de um para o uso do banco de dados.
Todos os itens listados aqui geram gastos que devem ser considerados na hora de adquirir um sistema. No entanto, um erro comum é considerar somente o valor da licença e esquecer que é preciso instalar todo o hardware antes. Assim, podem acontecer problemas com o orçamento planejado. Por isso, faça todo seu planejamento prevendo outros itens de infraestrutura.
Como escolher o Hardware mais adequado?
A maior dúvida de quem está calculando a infraestrutura necessária para introduzir um ERP é a respeito da capacidade dos servidores. Será que você está adquirindo servidores com uma capacidade pequena demais para seus usuários?
Não adianta querer evitar o problema de servidores com capacidade inferior à necessária caprichando no tamanho do armazenamento. Apesar de poder guardar uma enorme quantidade de dados, os servidores maiores aumentam o custo de implementação e podem ficar com grande potencial não utilizado.
O servidor que você precisa depende muito da quantidade de usuários da empresa. Negócios médios a pequenos que tenham até 30 usuários conseguem aproveitar servidores de 32G sem problemas. Conforme o número de pessoas utilizando o ERP aumenta, mais robusto deve ser seu hardware.
O tamanho do HD necessário para a empresa depende do número de transações realizadas. Assim, a recomendação é pesquisar as opções disponíveis no mercado e consultar um profissional ou empresa especializada no ERP escolhido. Eles te ajudarão a optar pela melhor infraestrutura para ter no seu negócio.
Equipe
Apesar de não entrar na categoria de infraestrutura necessária para introduzir um ERP, a equipe é essencial para quem não quer ter dores de cabeça mais tarde. Existem duas opções: contratar profissionais de TI internos ou buscar uma empresa terceirizada.
Muitas vezes os terceiros são mais vantajosos. Eles estão sempre disponíveis, mesmo quando um técnico entra de férias ou de licença. Além disso, uma empresa especializada está em constante processo de atualização a respeito daquele software. Isso evita problemas e deixa o suporte bem mais prático.
Está preparado para introduzir um ERP na sua empresa e começar a aproveitar seus benefícios? Então pesquise as opções disponíveis no mercado para encontrar a melhor para suas necessidades.