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6 problemas gerados pela infraestrutura de TI inadequada
Como está sua infraestrutura de TI? Se você respondeu que está excelente, sugiro refletir um pouco mais.
Para saber se a sua infraestrutura é adequada, considere o número de falhas técnicas que os setores da organização sofreram na última semana, avalie as medidas de segurança para armazenar dados e monitore o andamento do planejamento de TI. Tudo isso está em ordem? Então você realmente não tem problemas de infraestrutura.
Mas, considerando a realidade da área de tecnologia da informação de boa parte das empresas, é possível que nem tudo esteja em ordem.
A falta de infraestrutura de TI adequada e a necessidade de profissionais capacitados para operá-la faz com que muitos negócios tenham diversos desafios operacionais.
Confira abaixo alguns dos problemas trazidos pela falta de planejamento e dicas para resolvê-los.
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1. Falta de comunicação interna com o restante da empresa
Contratar um profissional de tecnologia é um processo que requer planejamento e organização dentro da empresa.
Existem algumas demandas de trabalho diárias executadas por quem exerce esta função que dificulta a existência de uma comunicação adequada com outros setores.
Falta de comunicação é um problema que afeta pessoas de diversos setores, inclusive de TI.
Em alguns lugares a TI é praticamente uma ilha dentro da empresa, com processos que inibem a comunicação com outros setores.
Assim, torna-se difícil compreender os problemas dos usuários do sistema, desde funcionários, diretoria e até fornecedores.
Em casos assim, o setor de TI funciona somente como uma área de manutenção corretiva apesar de entendermos que a função pode – e contempla – muito mais.
Hoje o gestor de TI é um profissional estratégico que contribui para o crescimento e desempenho das organizações.
2. Problemas de organização e planejamento
Essa é uma consequência direta das dificuldades de comunicação geradas pela infraestrutura de TI inadequada.
Sem meios de se comunicar adequadamente, os gestores da empresa encontram obstáculos para planejar os próprios processos de TI.
As atualizações, por exemplo, precisam ser discutidas internamente para não atrapalharem outros setores.
É essencial que exista um calendário de manutenção preventiva para garantir que esses processos acontecerão sem interferir nos procedimentos internos.
A falta de planejamento pode até levar ao não acontecimento da manutenção preventiva de infraestrutura de TI. Ou seja, eventualmente os computadores e equipamentos da organização podem ter problemas que acabam gerando prejuízo.
Tome cuidado, pois a falta de planejamento de infraestrutura de TI pode ser fatal.
Algumas empresas atrasam entregas, têm problemas de emissão de notas fiscais e até de atendimento porque deixaram de realizar processos de TI adequadamente.
3. Processos de Governança de TI inadequados
Para ter um setor e infraestrutura de TI eficiente, tudo deve estar alinhado com o restante da empresa.
O planejamento estratégico deve e precisa incluir o setor de TI nos níveis tático e operacional.
Deixá-lo somente como “manutenção” no planejamento operacional pode ser um erro.
Para evitar problemas de comunicação, planejamento e alinhamento do setor com outras áreas é necessário ter uma boa governança de TI.
Sabia que essa é outra área bastante complexa para a maioria das organizações?
Organizar os times envolvidos e fazer com que toda a infraestrutura de TI seja adequada é difícil, mas faz a diferença e torna-se um diferencial competitivo.
Infelizmente, muitas empresas não conseguem implementar práticas e processos para garantir uma boa governança.
Um dos primeiros passos é criar um manual com práticas de governança de TI e o mais importante: implementá-las.
4. Problemas de priorização na empresa
Em geral, o planejamento de uma equipe de TI deve estar dividido em tarefas com urgência baixa, média e alta.
A intenção é trabalhar sempre com urgência baixa ou média. Assim, seria possível deixar um pouco de tempo hábil livre para cuidar de imprevistos. Mas quem consegue trabalhar assim?
O mais comum é encontrar equipes que acabam com todas suas atividades como urgentes.
São dezenas de manutenções para realizar, troca de equipamentos e infraestrutura de TI, compra de novos hardwares e softwares, entre outros. E o pior: tudo para ontem.
A falta de priorização dentro de uma empresa afeta todos os setores, mas o TI sofre ainda mais.
Esses profissionais precisam lidar com imprevistos e emergências frequentes e, se não tiverem suas outras tarefas priorizadas, podem deixar projetos importantes para trás.
Uma equipe que trabalha dessa forma poderá ter dificuldades para investir em melhorias significativas para a empresa.
Afinal de contas, quem está sempre apagando incêndios simplesmente não consegue melhorar outras estruturas da casa.
5. Erros de software
Provavelmente essa é uma das emergências que o setor de TI mais atende.
Qualquer tipo de software pode sofrer problemas, é normal. O que não é normal é que essas dificuldades manifestem-se diariamente ou várias vezes por dia.
Em alguns setores os e-mails nunca estão funcionando. Em outros o programa de edição de imagem não abre ou o software de atendimento não fez backup das mensagens. É uma dificuldade atrás da outra. Será que o problema é realmente o software?
A infraestrutura de TI precisa ser composta por hardwares adequados ao software que a equipe utiliza.
Quando as compras não são realizadas por alguém que entende do assunto, a equipe de criação, por exemplo, talvez acabe com computadores com memória RAM baixa para executar o pacote Adobe.
Durante a tomada de qualquer decisão o profissional de TI precisa participar ativamente.
Este processo decisivo facilita definir as melhores escolhas para evitar esse tipo de emergência que atrapalha a produtividade de toda a empresa.
6. Aumento de riscos para a segurança
Este é um dos problemas mais graves enfrentados por quem tem uma infraestrutura de TI inadequada.
A segurança dos dados da empresa e de seus clientes está sempre vulnerável quando não se utiliza hardwares, softwares e servidores eficientes.
As ameaças vão desde a infecção por vírus até o roubo de informações empresariais, prática que infelizmente tem se tornado comum.
Além de perder as próprias informações e prejudicar seus processos, a organização pode deixar que hackers e outros indivíduos tenham acesso a dados de seus clientes.
Como pior consequência perde a credibilidade e confiança de seu público.
Para evitar qualquer problema é necessário ter conhecimento ao investir em infraestrutura de TI.
Esse é o ponto principal que determina se as empresas estão prontas para crescer no mercado de forma planejada e controlada ou se terá seu crescimento barrado por falhas técnicas que nunca acabam.