This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
3 funcionalidades do módulo financeiro que você deveria usar mais
O módulo financeiro do Protheus é uma ferramenta administrativa extremamente útil para empresas. Além de proporcionar melhor gestão, ele auxilia no acompanhamento de eventos financeiros e recursos empresariais e possui diversas funções para isso.
Ao utilizar o Protheus, é possível controlar todas as funções de seu negócio sem precisar de outros softwares ou meios manuais. Portanto, o módulo financeiro do ERP te ajuda a manter maior transparência nos processos fiscais e de finanças da organização. Como resultado, permite ao gestor ver informações em tempo real para tomar decisões e combater crises e conflitos.
Além disso, o Protheus proporciona maior eficiência nas operações e evita a presença de dados conflitantes em declarações e relatórios. É a melhor forma de manter títulos de clientes e fornecedores controlados e prevenir erro humano. Porém, nem todos os gestores utilizam o módulo financeiro e todas as suas funcionalidades.
Funcionalidades que empresas devem usar mais
Apesar das funcionalidades do módulo financeiro serem excelentes, muitas empresas continuam utilizando-as pouco. É normal perceber que parte das informações de finanças de um negócio está em outros programas ou até mesmo em cadernos e planilhas do Excel. Assim, fica muito mais fácil perder dados e simplesmente errar em documentos importantes.
É claro que as funcionalidades do módulo financeiro do Protheus também facilitam muito a vida do usuário. Afinal de contas, o colaborador economizar muito tempo sem precisar fazer tudo de forma manual.
Ficou interessado? Então confira as funcionalidades que você provavelmente utiliza pouco e precisa explorar mais.
1. Fluxo de caixa
Quando a empresa ainda está em seu estágio embrionário a maioria dos gestores faz o fluxo de caixa de forma totalmente manual. Dependendo do nível de conhecimento do profissional, ele talvez ainda faça tudo em cadernos de registro usando lápis, caneta e uma calculadora científica.
Para quem não precisa cuidar de muitas operações financeiras essa solução é aceitável, apesar de não ser a ideal. Afinal de contas, é possível acompanhar poucas transações manualmente. No entanto, conforme a empresa começa a crescer, o gestor percebe que precisa de uma ferramenta mais tecnológica. Então surge o Excel.
Não precisa ficar envergonhado, muitos já passaram por uma fase em que faziam todo o fluxo de caixa em planilhas. Apesar de não ser o ideal, ele talvez seja o suficiente para fazer os registros, mas você já precisou consultar uma informação antiga nas planilhas? É uma grande bagunça e você demora horas para encontrar o que precisa.
Muitas empresas continuam nessa fase mesmo hoje, com um ERP que tem funcionalidades do módulo financeiro tão completas. Além de facilitar a organização, o software permite ver todas as informações sobre o que tem a receber e para pagar com poucos cliques.
Ele consegue inclusive fazer previsão de pagamentos recorrentes. As contas de água e luz são bons exemplos. Por serem pagas todos os meses, o ERP consegue fazer um cálculo e prever quanto você terá de pagar dessas despesas no mês.
2. Liquidação de títulos
Essa é outra função que a maioria das pessoas ainda realiza manualmente. No entanto, para compreendê-la melhor, vale a pena pensar num exemplo prático. Uma empresa precisa receber um valor de R$2000 de um cliente por uma venda. Após algum tempo sem pagar, o setor financeiro procurou o cliente para negociar a dívida e ficou decidido que ele pagaria em 4 vezes de R$500.
No caso de quem não utiliza muito bem as funcionalidades do módulo financeiro, isso seria feito da seguinte forma: o funcionário dá baixa no título, como se tivesse sido pago ou o exclui e cria novos títulos com os valores atualizados.
Porém, o Protheus é bem mais prático e permite realizar a liquidação de títulos de forma rápida e simples. Ou seja, é muito melhor que gastar tempo para fazer tudo de forma manual.
3. Emissão automática de boletos
Quem disse que você precisa gastar minutos preciosos do tempo de um colaborador para emitir cada boleto manualmente? O pagamento nessa modalidade fica muito facilitado com a utilização do Protheus. Uma de suas funções é a emissão automática de boletos, que simplifica o processo e economiza tempo do usuário.
Percebeu como usar as funcionalidades do módulo financeiro do Protheus pode facilitar a rotina do seu negócio? De fato, o ERP foi criado especificamente para atender todas as necessidades da organização e fazer com que profissionais deixassem de gastar tempo com tarefas manuais. Comece a aproveitar tudo que esse sistema tem a oferecer e agilize suas operações!