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ERP para o varejo: vantagens competitivas para o seu negócio
Por que adquirir um ERP para o varejo?
Porque com ele, você otimiza a gestão dos suprimentos, o controle de recursos e potencializa a análise das informações geradas pela empresa. Isso promove uma melhora considerável nos processos ligados à gestão do estoque, entradas e saídas de recursos, fluxo de mercadorias, dentre outras funcionalidades.
Como o ERP pode gerar vantagem competitiva?
O uso de um ERP agiliza todo o seu processo, do estoque à venda, permitindo um maior controle de toda a cadeia, gerando informações mais precisas para que você possa tomar decisões mais estratégicas. Conheça algumas dessas vantagens:
- Informação em tempo real: com o ERP é possível a geração de relatórios dos processos que estão sendo executados, para acompanhar o status das atividades;
- Automação comercial, fiscal, financeira etc.: o software automatiza as atividades mais rotineiras, como cálculos, organização de colunas e dados e o lançamento de notas fiscais;
- Controle de estoque e inventário: é possível acompanhar toda a movimentação de entradas e saídas da matriz e das filiais, se for o seu caso. Além disso, é possível gerar relatórios de indicadores como tempo de permanência em estoque, rotatividade de produtos, volume de quebras etc.;
- Integração de todas as lojas da rede: a integração desses dados permite ao gestor avaliar os resultados gerais e segmentados da sua companhia, ampliando o cenário com o máximo de informações fidedignas com a realidade;
- Criação de promoções: realizar promoções fica bem mais fácil. É possível calcular os descontos para os produtos direto no ERP, assim os vendedores têm acesso em tempo real a essa informação;
- Gestão de equipes mais otimizada: o sistema facilita o gerenciamento de processos de diferentes setores e das atividades dos colaboradores destes;
- Integração com outras soluções, como ao CRM que você já possui ou de Gestão do Relacionamento com o Cliente, por exemplo;
Importante salientar que o ERP possui módulos específicos para o setor varejista, o que possibilita um software mais assertivo, fornecendo informações mais precisas, como o controle de fraudes e perdas, gestão de cliente, de compras e de estoque. Salienta-se aqui a importância do relacionamento com o cliente: é essencial fornecer a ele uma experiência de compra positiva e isso só é possível com um ERP que integre todas as pontas deste processo.
Aqui também entram tributação comercial, acompanhamento de devoluções, suporte para precificação, gerenciamento de custos de produção, administração de ações de relacionamento, criação/condução de programas de fidelidade, gerenciamento de lojas, suporte para montagem e monitoramento de campanhas promocionais, dentre outras funcionalidades.
Outras soluções integrativas complementares:
- Plataforma de e-commerce: liberdade de layout, flexibilidade de APIs e funcionalidades especiais, otimizando o desempenho da sua plataforma de vendas online;
- Business Process Management (BPM): funcionalidade que modela e automatiza rotinas, colocando em prática os fluxos de trabalho (workflows), impulsionando a produtividade de suas operações;
- Business Intelligence e Analytics: organiza as informações do seu negócio de forma clara e intuitiva, através de dashboards dinâmicos e personalizados. Assim, você tem a certeza de estar acessando dados precisos sobre o desempenho da sua empresa para potencializar resultados cada vez mais assertivos;
- ECM (Enterprise Content Management): ferramenta que permite o acesso, controle e compartilhamento de documentos a qualquer momento;
- Integrador de marketplace: possibilita a integração de suas mercadorias às principais lojas de comércio eletrônico do país, ampliando o seu alcance.
Como você pode notar, ao adquirir um ERP específico para o varejo, todo o seu processo ganha em produtividade, eficiência e assertividade, gerando benefícios à gestão do seu negócio de diferentes maneiras.
A Procdata está à sua disposição para esclarecer dúvidas. Entre em contato conosco e agende uma consultoria:
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