This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Como fazer a qualificação cadastral do eSocial
Este processo é um dos mais importantes da implementação do eSocial: sem ela, ou feita de maneira errada, todos os demais podem acabar sendo feitos em vão. Pensando nisso, temos algumas orientações que podem ajudar você.
Como funciona a qualificação cadastral?
O eSocial é uma iniciativa do governo para unificar toda a documentação fiscal, previdenciária e trabalhista das empresas, promovendo assim, a diminuição da burocracia das obrigações de cada corporação.
A qualificação cadastral é a regularização das informações dos colaboradores de um negócio em seu banco de dados com os dados cadastrais do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).
A empresa deve realizar esse procedimento antes de enviar qualquer informação ao eSocial, porque estas, ao serem enviadas tiverem qualquer inconsistência com os dados que o eSocial tem até então daquela empresa, o evento será automaticamente rejeitado.
Como fazer a qualificação?
A consulta de qualificação cadastral é disponibilizada pela Receita Federal. Ela faz a verificação das informações do funcionário, informando se o cadastro está correto, dessa forma, é possível identificar inconsistências e corrigi-las antes de iniciar todo o processo com o eSocial do colaborador. A pesquisa de qualificação cadastral pode ser feita de dois modos:
- Em lote: permite fazer o envio dos dados de vários colaboradores em um arquivo de texto. Após 48 horas, há o retorno da Receita Federal. Há um layout indicado pelo portal do eSocial que deve ser seguido caso seja essa a opção escolhida pela empresa.
- Web: esta é a opção mais recomendada para as organizações que possuem um número menor de funcionários. Basta preencher um formulário individual com as informações de cada pessoa. Importante: independente de qual tenha sido o modo escolhido, imprima e arquive o comprovante de qualificação cadastral.
Qual a importância do eSocial?
O eSocial é obrigatório para as empresas de todos os segmentos e portes. Por isso é fundamental estar atento e enviar dentro do prazo os dados dos colaboradores de forma correta, observando também os prazos para o envio dos eventos, conforme cronograma.
E o que as empresas ganham com o eSocial?
- Controle de dados: a organização dos dados dos colaboradores promovida pelo eSocial, entrega mais controle ao setor de Gestão de Recursos Humanos, de forma otimizada e prática.
- Cálculos trabalhistas: como o acesso é total às informações, os cálculos trabalhistas poderão ser mais precisos em relação aos vencimentos e benefícios, de acordo com os dados de cada funcionário.
- Aumento da transparência: permite identificar e diferenciar as organizações que estão ou não em conformidade com a legislação.
- Garantia dos direitos trabalhistas: com os dados em conformidade com o eSocial, a empresa corre menos riscos de sofrer uma ação judicial de cobrança por não ter agido em conformidade com os direitos trabalhistas.
E como a tecnologia pode ajudar?
O eSocial é um grande avanço tecnológico que possibilita a modernização das rotinas de trabalho. Por isso, é fundamental que as empresas se aliem à tecnologia para estarem aptas a se desenvolverem cada vez mais.
A gestão empresarial através de um ERP é uma das opções que trazem facilidades para este processo, porque automatiza e organiza as informações de forma segura e eficiente, permitindo aos gestores mais assertividade na tomada de decisão em conformidade com a legislação trabalhista.
Tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco: 54.3538.2655 ou comercial@procdatati.com.br