This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Como elaborar um relatório de demonstrações contábeis?
Os relatórios de demonstrações contábeis são exigidos por lei (6.404/76) e todas as empresas devem apresentá-los. Para isso, a gestão do negócio deve gerar o relatório das demonstrações contábeis todo final de ano, mas é recomendado que esse acompanhamento seja feito mensalmente, dessa forma, é possível visualizar o desempenho da empresa e elaborar um planejamento anual.
Por isso é importante compreender mais sobre o assunto e quais são as principais demonstrações contábeis que devem ser apresentadas de acordo com a Legislação.
As demonstrações contábeis obrigatórias são fundamentais para a transparência da situação econômica do empreendimento, tanto para quem acompanha de perto, quanto para os acionistas que não estão presentes na rotina diária do negócio. Com os dados em mãos, a empresa pode executar o plano orçamentário com eficiência a partir da previsibilidade de lucros, despesas e custos.
Entenda mais sobre a Lei 6404/76
Conhecida como Lei da S.A. (Sociedade Anônima), ela orienta as demonstrações contábeis de empresas e os critérios para avaliação. No § 1º do artigo 176, temos: “as demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior”.
Na estrutura das demonstrações contábeis alguns relatórios são obrigatórios, como o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE). Já outros são facultativos, como por exemplo, a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos (DLPA) e a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), são relacionados no SPED Contábil.
Como a tecnologia pode otimizar esses processos?
Uma boa maneira de fazer isso é contar com um sistema de gestão que permite a criação de um layout de relatório. Conheça algumas vantagens:
- Sem limite para construção dos demonstrativos;
- As colunas e fatos contábeis configuráveis
- Interface intuitiva e eficaz
- Informações gerenciais mais assertivas
- Maior abrangência
Como organizar os relatórios?
Balanço patrimonial : compreende os recursos próprios da empresa e o seu valor é resultado do fluxo de caixa, logo temos:
- O ativo são os bens, os direitos e as aplicações de recursos assumidos pela empresa que podem gerar benefícios econômicos em um futuro próximo,
- Na modalidade passivo, as origens são os recursos ou obrigações para com terceiros. Nesse caso, deve-se recorrer aos ativos para a liquidação.
Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE): é o resultado do conjunto de operações realizadas pela entidade como:
- A receita bruta das vendas e serviços
- Os abatimentos e os impostos
- A receita líquida das vendas e serviços
- O custo das mercadorias e serviços vendidos
- Lucro bruto
- Despesas gerais
- O lucro ou prejuízo operacional
- Demais receitas e despesas
- Imposto de Renda e a provisão para o imposto
- Participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, que não se caracterizem como despesa
- Lucro ou prejuízo líquido
Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA): este relatório pode ser substituído pela demonstração das mutações do patrimônio líquido porque é a parte do relatório responsável por demonstrar os lucros e prejuízos, que visa tornar mais fácil o valor destinado ao pagamento de impostos. Dados a serem considerados:
- Reversões de reservas do lucro
- Lucro líquido
- Prejuízo líquido
- Transferência para reservas de lucros
- Dividendos
- Parcela do lucro ao capital
- Dividendos antecipados
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL): este relatório é um complemento às informações do balanço patrimonial, pois apresenta uma visão de todas as ações que influenciam no aumento ou diminuição do patrimônio empresarial. Outros relatórios, como o DLPA, também contribuem na compilação dessas informações, já que as diretrizes do DMPL se orientam a partir do capital disponível, reserva de lucro e de reavaliação, além do lucro e prejuízo acumulado.
- Saldos existentes
- Acréscimo de capital
- Ações realizadas pela tesouraria
- Compensações de prejuízos
- Destino do lucro líquido
- Distribuição de lucro
- Reavaliação dos ativos
- Redução de capital
- Resultado líquido
- Transferências e reversões de lucros e reservas
- Saldos no final do exercício
A Procdata pode levar até o seu negócio um sistema de gestão que possibilita que estes e outros dados sejam estruturados de maneira mais eficaz e eficiente, com uma menor taxa de erros, tudo ajustado de acordo com o cenário do seu negócio. Saiba mais: (54) 3538-2655 comercial@procdatati.com.br