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Big Data: 06 fatores que potencializam o varejo
Você sabe o que é Big Data?
É um termo utilizado para se referir ao volume de dados gerados pelos negócios, que podem estar organizados ou não. É formado por cinco pilares: volume, velocidade, variedade, valor e veracidade.
Quando a empresa usa as ferramentas corretas para fazer análises, obtém informações relevantes para a tomada de decisões mais assertivas para o seu crescimento. O uso da tecnologia, nesse caso, auxilia na captação de dados com agilidade, além de fazer a separação de forma ordenada.
A grande competitividade e as mudanças no perfil dos consumidores exigem que as organizações utilizem as informações que possuem para identificar tendências e criar estratégias para sair à frente de seus concorrentes.
06 fatores do Big Data que podem ser adotados pela empresa
- Previsão de demandas e tendências;
- Estratégias de marketing e fidelização dos clientes;
- Otimização do e-commerce;
- Personalização da oferta;
- Redução de custos;
- Aumento das vendas.
Previsão de demandas e tendências
Neste caso, o Big Data auxilia nas previsões, como por exemplo, gerar informações sobre os cancelamentos dos clientes. Isso ajuda a identificar as principais causas e encontrar formas de reduzir esse índice, como o desenvolvimento de ferramentas com modelos preditivos, registro dos históricos de transações dos consumidores: são informações que podem ser usadas na verificação do número de cancelamentos do serviço.
Estratégias de marketing e fidelização dos clientes
Os dados coletados pelas funcionalidades do Big Data são fundamentais para avaliar a interação dos consumidores com a empresa. É possível coletar dados pessoais dos clientes, como nome, idade e gênero, e através deles, fazer uma conexão com o perfil de compra, as preferências e a frequência das visitas. Dessa maneira, a equipe de marketing cria estratégias para fazer com que o cliente retorne mais vezes para aproveitar promoções específicas, enviando ofertas para o e-mail e as mídias sociais, o que pode fidelizar o cliente à marca.
Otimização do e-commerce
É possível utilizar o Big Data para ampliar as oportunidades de vendas e direcionar alguns produtos e serviços de acordo com o perfil de busca do consumidor. Você pode identificar essa prática quando a empresa mostra informações como “o que os outros também compraram”, “esses materiais também podem interessar”.
Personalização da oferta
Essa funcionalidade pode oferecer uma experiência única e personalizada para cada cliente. Este recurso, já é usado no setor bancário para clientes que abrem contas on-line ou programas de fidelidade que identificam o perfil de compra dos clientes. Ao analisar esses dados, é possível sugerir opções de acordo com os hábitos, necessidades e, até mesmo, localização geográfica do cliente.
Um exemplo de empresa que se utiliza dessa ferramenta é a Netflix: com base nos filmes e nas séries vistas pelo usuário e na sua avaliação (curtiu ou não curtiu), a plataforma faz novas indicações de conteúdos similares. Dessa forma, o cliente otimiza o seu tempo na procura de programas que sejam de seu interesse.
Redução de custos
Os custos também diminuem com o uso do Big Data: o cálculo de gastos é feito em tempo real. Assim, a empresa pode economizar, além de identificar como os recursos financeiros podem ser melhor utilizados. A United Parcel Service, por exemplo, usa o Big Data para otimizar as operações logísticas: a frota conta com telemetria e rastreamento por satélite para coletar dados. As informações obtidas por meio dessa função, ajuda a evitar a ociosidade dos veículos e o agendamento preventivo das frotas. Essa é uma forma de reduzir custos e potencializar as atividades.
Aumento das vendas
Com a tecnologia, é possível coletar e analisar os dados para compreender com mais profundidade o que o cliente deseja e o que pode ser feito para oferecer soluções adequadas.
A rede de hotéis Red Roof Inn, por exemplo, acompanha os cancelamentos de voos e a previsão do clima, assim, consegue identificar potenciais de clientes que precisam de um lugar para dormir entre uma ponte aérea e outra. A empresa faz anúncios em plataformas mobile e nas mídias sociais para atrair os viajantes e facilitar a reserva de um hotel mais próximo.
Exemplos de empresas que utilizam Big Data
– McDonald’s: utiliza as ferramentas do Big Data para descobrir qual é o lanche preferido dos seus clientes. A empresa consolidou dados dos clientes a partir de todas as fontes mais relevantes: envolvendo as lojas, pesquisas de mercado, geolocalização e transações de aplicativos móveis. Todas as informações geradas por essas fontes permitem ao negócio desenvolver estratégias bem específicas para os mais diferentes perfis de clientes.
– Danone: a empresa adotou o Big Data quando lançou um novo produto: o iogurte grego. Por ter uma validade curta, coletar dados sobre o consumo auxilia a compreender melhor o comportamento de consumidores, o que permitiu fazer entregas mais sincronizadas nas redes de varejo para reduzir o número de produtos vencidos.
Tecnologias Procdata e TOTVS para o varejo
Investir em ferramentas de integração dos canais de venda e a utilização desses dados para oferecer ao cliente uma experiência mais completa e satisfatória é essencial para se obter sucesso.
A Procdata, por ser uma parceira da TOTVS, oferece soluções em tecnologia voltadas ao setor varejista, que auxiliam os negócios a oferecerem serviços cada vez mais customizados com os perfis de público que são do seu interesse, integrando todos os seus canais de vendas.
A integração da comunicação promove um ambiente operacional com os mais diversos dados da operação, tornando-a mais precisa. Entre em contato com nossa equipe de analistas e saiba mais: (54) 3538-2655. Email: comercial@procdatati.com.br