This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
A tecnologia como suporte na gestão de Compras e Estoque
A gestão de compras e estoque é uma das áreas que requerem muita atenção: a escolha de fornecedores e a negociação de preços são fundamentais para se destacar no mercado e gerar valor ao negócio e aos clientes. Além disso, a de se levar em contar que é a partir da identificação do que existe no estoque que as compras são definidas, mantendo a melhor relação custo-benefício na aquisição de produtos e matérias-primas.
Gestão de compras e estoque e suas relações
A sincronia nas operações desses dois setores possibilita uma compra de produtos que atenda às demandas do negócio, de acordo com a prioridade e capacidade do estoque.
Logo, essas áreas são interdependentes, pois se a equipe de compras não garantir insumos, a produção e o setor de vendas/comercial serão afetados. E se a gestão de estoque cometer erros, pode não haver espaço físico para os materiais, por exemplo.
Tudo isso pode gerar prejuízos para a empresa. Por isso, a gestão precisa unificar essas duas áreas, possibilitando a otimização de recursos, garantindo a entrega aos clientes e os resultados esperados ao negócio. Para exemplificar melhor, veja as situações abaixo:
– Variações nos pedidos: por vezes, é desafiador medir com precisão os pedidos mês a mês, pois a variação é comum de ocorrer. Neste caso, a gestão de compras e estoque auxilia na análise de dados baseada na prevenção da reposição dos itens de forma segura e eficaz.
– Compras duplicadas: outra situação que a gestão de compras e estoque consegue administrar é a duplicidade de itens. Quando há a entrada de um novo produto no estoque, o sistema avisa a área de compras em tempo real, evitando assim, a possibilidade de uma compra sem necessidade.
Gestão de compras e estoque eficaz e segura através de um software
Adotar uma solução tecnológica promove muitas facilidades ao negócio. Contar com um software de gestão é otimiza processos e reduz a chance de erros gerenciais. Confira algumas dicas para melhorar sua gestão:
- Conheça seus fornecedores: a relação com o fornecedor deve ser próxima, para estabelecer uma confiança e boas possibilidades de negociação para ambas as partes.
- Padronize as descrições de produtos: a organização dos itens é parte importante definir uma categoria coerente para cada produto. É recomendado o uso de códigos, evitando assim, confusão na gestão do estoque;
- Analise o fluxo de vendas: a área de vendas fornece informações importantes para a criação de um banco de dados, possibilitando descobrir quais os produtos mais vendidos e tendências. Uma forma de utilização inteligentes desses insights é saber a hora certa de fazer uma queima de estoque, por exemplo.
- Compras programadas: um ERP pode criar um calendário a fim de auxiliar nas futuras compras, baseado nas demandas do histórico da empresa. Essa ação oferece mais exatidão e segurança ao identificar sazonalidades. Dessa forma, é possível manter uma quantidade mínima de produtos em estoque, para que os clientes tenham suas necessidades atendidas.
Por que contratar um ERP para sua empresa?
O ERP coleta e organiza as informações em um local único. Dessa forma, o gestor consegue gerar relatórios que apontam a produtividade de cada setor, compreendendo com mais clareza e assertividade a cadeia produtiva do seu negócio.
Gestão de compras e estoque é com a Procdata e a TOTVS
O sistema ERP da TOTVS possibilita a customização de seus módulos de acordo com as necessidades de cada segmento e com as exigências de cada negócio. Dessa forma, a acessibilidade ganha espaço, permitindo que empresas de pequeno e médio porte também possa contratar a solução. Para saber mais, entre em contato com a equipe de analistas da Procdata: (54) 3538-2655 ou comercial@procdatati.com.br