This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
05 passos para implantação de um ERP
A implantação do sistema ERP (Entreprise Resource Planning) é um momento importante para o negócio, logo, é fundamental analisar e planejar todos os detalhes deste investimento. Saber qual ERP é o que mais se encaixa nas demandas do seu negócio e que, posteriormente, possibilita escaloná-lo diante dos cenários futuros, é primordial para o uso eficiente da tecnologia. Os tópicos abaixo podem ajudar você a organizar melhor as etapas de implantação de um erp.
1. Bom planejamento
O método SMART (Specific, Measurable, Attainable, Relevant and Time based), que pode ser traduzido como específico, mensurável, alcançável, realista e baseado em prazos, pode ser uma ótima ferramenta para a organização do seu planejamento. Essa abordagem possibilita classificar as metas a serem atingidas com a implantação de ERP, servindo como base para um plano mais assertivo.
2. Infraestrutura preparada
Nessa etapa é importante relacionar as áreas da sua empresa que precisam ser otimizadas, como também, as funcionalidades que o sistema deve oferecer, adaptando-se aos seus processos. Vale ressaltar que os modelos de hospedagem da solução impactam na atuação do software ERP, são eles:
– On premise: instalação nos servidores da própria empresa sem necessidade de conexão com a internet. Por utilizar o espaço físico, é importante saber se a sede do negócio comporta a solução e se há uma equipe qualificada para administrar o sistema;
– On cloud: ERP on-line, com o sistema hospedado na nuvem, bastando somente uma boa conexão com a internet. O acesso a plataforma é feito através de login e senha determinado pelo cliente;
3. Migração de dados
Depois de determinar o planejamento inicial e escolher o formato de hospedagem, o próximo passo é a migração de dados de forma gradual.
É sempre interessante fazer essa transição de maneira amena, devido à grande mudança que a implantação de um ERP significa, principalmente se for a primeira vez que a empresa está passando por esse processo. Procure saber quais são os dados essenciais para o bom desempenho de todas as áreas do negócio e certifique-se de que estejam seguros. Falhas nessa fase podem resultar em grandes prejuízos para toda a operação, já que é impraticável corrigir dados imprecisos depois da implantação.
4. Gestão de equipe e mudança de abordagem
Depois da conclusão dessa etapa, é de fundamental realizar um treinamento direcionado à sua equipe para garantir que todos saibam acessar a plataforma. Assim, é possível promover uma adaptação mais fluida, sem prejudicar o andamento dos processos.
É recomendado que essa capacitação, seja feita antes da finalização da implantação e da operacionalização do software, uma vez que o investimento é extremamente importante e de ser feito de maneira cuidadosa.
5. Suporte constante
O sistema necessita de um acompanhamento constante para evitar e/ou corrigir problemas, como por exemplo, revisões periódicas para garantir o funcionamento correto e atualizações frequentes para acompanhar as mudanças do mercado.
Quais problemas são eliminados com um sistema ERP?
A função do ERP é facilitar a gestão de dados e informações das diferentes áreas do negócio, possibilitando um gerenciamento da empresa mais eficiente e assertivo. Na prática, o sistema ajuda a reduzir ou eliminar problemas como:
– Retrabalhos;
– Tarefas repetitivas;
– Processos manuais;
– Erros nos processos diários;
– Tempo na execução de tarefas;
– Custos operacionais desnecessários;
– Tempo de resposta no atendimento a fornecedores e clientes.
Quais as vantagens que sua empresa terá com a implantação do ERP?
O uso de um sistema de ERP na empresa é sinônimo de uma base centralizada de dados, automatizar tarefas, acompanhar operações com mais eficiência e integrar diversos setores do negócio. A tecnologia promove diversos ganhos para o negócio, auxiliando diretamente para o seu sucesso no mercado. Veja alguns benefícios:
– Confiabilidade dos dados;
– Tomada de decisões mais assertivas;
– Organização do fluxo de informações;
– Aumento na produtividade dos colaboradores;
– Acesso a relatórios mais completos e eficientes.
Confira outras vantagens em implantar um ERP personalizado para sua empresa: clique aqui
ERP é com a Procdata
Segundo uma pesquisa encomendada pela Microsoft, 40% das empresas entrevistadas afirmaram ter intenção em investir em tecnologia, o que possibilita manter uma vantagem competitiva, através de uma solução que otimiza a rotina, facilita o trabalho do gestor e oferece novas perspectivas a equipe. As soluções da Procdata são focadas nisso: como parceira da TOTVS, os sistemas de gestão desenvolvidos pela TOTVS podem ser modulados de acordo com a demanda do seu negócio, adaptando-se às diferentes fases da empresa, integrando as funcionalidades essenciais para processos mais eficientes.
Entre em contato com a nossa equipe e saiba o que as nossas soluções podem fazer pelo seu negócio: (54) 3538-2655 ou pelo e-mail comercial@procdatati.com.br