This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Futuro da logística: o que esperar?
O futuro da logística promete uma série de transformações que irão reconfigurar o setor como o conhecemos. Impulsionadas por novas tecnologias e pelas exigências de consumo moderno, essas mudanças não só definem o rumo do setor, como trazem grandes chances de inovação e melhorias.
Segundo o Relatório Global de Transporte e Logística 2024, o setor deverá movimentar US$ 6,55 trilhões até 2027, com um crescimento médio anual de 4,7% entre 2022 e 2027. O crescimento do e-commerce é um dos fatores que impulsionam esse mercado. Para atender consumidores on-line, empresas estão implementando monitoramento logístico com tecnologias de ponta como realidade aumentada, blockchain, inteligência artificial e Internet das Coisas. Essas são apenas algumas das inovações no segmento logístico que indicam o futuro do setor. Confira algumas delas abaixo:
– Robôs autônomos: serão fundamentais no futuro da logística. Em armazéns e centros de distribuição, esses dispositivos já estão cumprindo tarefas diárias com precisão e eficiência. O efeito imediato é uma significativa redução de custos operacionais e maior eficiência.
– Veículos autônomos para entregas: em breve, cidades poderão ver frotas de caminhões autônomos que, além de reduzir custos com motoristas, garantem entregas mais rápidas. Para empresas, essa transformação pode começar em rotas específicas com IA para otimizar trajetos em tempo real. De acordo com o Research And Markets, o mercado de automação logística deve alcançar US$ 204,5 bilhões até 2032. GPS, rastreamento em tempo real, WMS, IA, biometria, veículos autônomos e drones são apenas algumas das soluções citadas na pesquisa.
– Sensores integrados: entre as tendências logísticas voltadas à automação, os sensores integrados são destaque, pois permitem o monitoramento contínuo se torna prática padrão. Imagine produtos “avisando” quando algo não está certo, permitindo ajustes rápidos e evitando desperdícios, fundamentais no transporte de produtos frágeis e perecíveis.
– Logística inteligente: utiliza algoritmos avançados para otimizar a cadeia de abastecimento. Coletando e analisando dados, ela permite prever demandas e melhorar rotas, ajudando o setor no Brasil, onde condições sazonais e geográficas desafiam a eficiência.
Logística sustentável e Economia Colaborativa
A logística verde incorpora práticas sustentáveis ao longo da cadeia de suprimentos, incluindo o uso de combustíveis limpos e tecnologias que minimizam emissões. Essa consciência ambiental não só melhora a imagem da empresa, mas também contribui para práticas empresariais responsáveis.
Já a economia colaborativa possibilita que as empresas compartilhem recursos, isso auxilia na redução de custos e amplia capacidades logísticas sem investimentos altos, beneficiando-se de uma interação sustentável com o consumidor final.
Big Data e Blockchain com foco em resultado
Analisando dados de diferentes fontes, empresas obtêm uma visão preditiva e estratégica, o que resulta em menos erros e maior lucratividade, além de uma experiência de serviço superior.
O Blockchain que permite transações seguras e transparentes, fortalecendo a confiança na gestão logística. Com contratos inteligentes, rastreamento e garantia de autenticidade são formas pelas quais essa tecnologia vem aprimorando o setor. Essa revolução promove um ambiente de maior transparência e confiança na cadeia de valor.
Expectativas para o futuro da logística no Brasil e no mundo
No Brasil, os desafios são muitos, incluindo infraestrutura em desenvolvimento e regulamentação complexa. Contudo, a urbanização rápida e a demanda por serviços on-line abrem caminho para crescimento e inovação. O setor de e-commerce, por exemplo, demanda entregas mais rápidas e eficientes, impulsionando investimentos em IA e automação.
Globalmente, a integração entre sistemas logísticos e cidades inteligentes é uma realidade. Essas cidades visam soluções sustentáveis e integram mobilidade urbana com o transporte de mercadorias, beneficiando a sociedade. No Brasil, o investimento em infraestrutura pode revolucionar o setor, promovendo comércio interno e externo sustentável.
Além disso, colaborações público-privadas são vitais para superar obstáculos logísticos e estimular a inovação. As empresas também estão adotando práticas sustentáveis, reduzindo emissões e melhorando a eficiência energética. As previsões indicam que quem inovar agora estará à frente nos próximos anos.
Procdata e a Suíte Logística da TOTVS
No futuro dinâmico da logística, a Suíte Logística da TOTVS oferece soluções essenciais para empresas que desejam inovar. Com ferramentas para todo o ciclo logístico, a Procdata por meio dessa solução auxilia na otimização de processos, produtividade e eficiência. A suíte é projetada para resolver questões complexas com soluções aplicáveis, auxiliando empresas a acompanhar as tendências logísticas. Para saber mais, entre em contato como nossa equipe: (54) 3538-2655 comercial@procdatati.com.br