This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Por que a assinatura virtual pode otimizar a rotina da sua empresa?
A assinatura virtual ou e-signature é uma opção que vem facilitando a rotina das empresas ao reduzir o excesso de burocracia documental e aumentar o tempo de produtividade. Esse tipo de assinatura é um documento eletrônico para certificar se o conteúdo, de fato, corresponde com a identidade do assinante. Ela pode ser simples, avançada ou qualificada, de acordo com o grau de confiabilidade da assinatura, sendo a simples, utilizada em rotinas internas, que não dependem de alto grau de segurança e, a última, para as situações em que o grau de confiabilidade e sigilo tende a ser maior.
Como funciona a assinatura virtual?
Ao considerar que a assinatura virtual é a assinatura digital, seu funcionamento ocorre conectando a identidade do signatário por meio de um certificado digital emitido pela ICP-Brasil. Este, utiliza um par de chaves criptográficas para identificar os signatários e conferir validade jurídica para a proteção das informações dos documentos. Assim, se garante que quem assina o documento é realmente quem diz ser.
As assinaturas eletrônicas simples ou avançada, podem ser feitas por meio de biometria, códigos de segurança, tokens, combinação de usuários e senhas e outros mecanismos de autenticação.
Benefícios da assinatura virtual
Economia e segurança: os documentos digitais, reduzem os custos com impressão (papel e impressora), insumos de escritório, registros em cartório e envios pelos Correios ou por motoboy. Há também a otimização do tempo das pessoas envolvidas no processo, já que os profissionais conseguem realizar tarefas de modo muito mais eficiente, o que resulta em mais produtividade e dedicação a outras atividades mais importantes para o negócio. As assinaturas virtuais têm validade legal e conferem maior segurança para contratos e outros documentos, através da criptografia.
Otimização de processos: a tecnologia possibilita um fluxo mais rápido no envio dos documentos, pois as assinaturas podem ser utilizadas remotamente e em tempo real, o que favorece uma comunicação mas facilitada entre os envolvidos.
Redução da burocracia: os documentos podem ser assinados sem a necessidade de certificações notariais ou registros, já que a assinatura digital substitui o reconhecimento de firma.
Em que áreas esse tipo de assinatura é útil?
A assinatura virtual pode ser aplicada em empresas de qualquer segmento e porte. Mas é importante ressaltar que alguns setores são mais beneficiados, como aqueles que lidam com um grande volume de documentos diariamente, como por exemplo:
- Setor jurídico: a assinatura virtual é utilizada em contratos, procurações junto a órgãos públicos para agilizar os processos
- Setor empresarial: auxilia na rotina da área de recursos humanos, como nas contratações realizadas à distância
- Setor da saúde: ajuda a otimizar o fluxo dos registros de pacientes, prontuários e atestados médicos
- Setor educacional: confere mais agilidade e segurança aos processos de gestão, em especial às secretarias, que trabalham com um alto volume de documento
- Setor financeiro: a assinatura digital pode ser utilizada nos serviços bancários on-line, garantindo processos mais ágeis, transações mais seguras e diminuição de fraudes
O passo a passo da assinatura digital
O primeiro passo é obter um certificado digital, pois ele atua como uma identidade eletrônica, além de dar validade jurídica ao documento assinado. Após isso, é necessário:
- Buscar uma Autoridade Certificadora vinculada à ICP-Brasil para obter o certificado digital;
- Receber as orientações de uso do certificado e de instalação (smart card ou token);
- A assinatura virtual será gerada e vinculada ao documento de maneira automática, quando a opção “Assinar com certificado digital”, for selecionada.
Vale lembrar que no caso de uso de assinatura eletrônica simples ou avançada, não será preciso o uso do certificado digital: uma biometria deverá ser cadastrada ou, ter um login e senha, ou outro modo de autenticação.
A utilização da assinatura virtual em documentos
Para o uso da assinatura virtual, é recomendado uma plataforma de assinatura de documentos. No caso da assinatura digital, a chave privada do certificado digital deverá ser utilizada para assinar o documento on-line. Se for assinatura eletrônica, o meio de autenticação será feito de outra maneira:
- No documento a ser assinado, procure a opção “Inserir assinatura digital” ou “Inserir assinatura eletrônica”;
- Selecione a assinatura (no caso de certificado, insira a sua chave privada) para assinar digitalmente o documento e pronto. Ressaltando que a assinatura virtual pode ser inserida em PDF, Word dentre outros arquivos.
Importante: antes de assinar, é recomendado verificar se o documento não foi alterado, pois isso pode invalidar a assinatura.
Outras informações importantes sobre a assinatura digital
Validade jurídica: as assinaturas virtuais têm validade jurídica. Duas normativas, no Brasil, dão validade às assinaturas eletrônicas e digitais:
– Medida Provisória nº 2.200-02: criou a ICP-Brasil e aborda a forma de emitir certificado digital e;
– Lei da Assinatura Digital (Lei nº 14.603/2020): regulamenta a classificação de assinaturas eletrônicas (simples, avançada e qualificada), suas definições e aplicações.
Aquisição da assinatura: qualquer pessoa física ou jurídica pode ter uma assinatura virtual, desde que o certificado digital seja válido, no caso de assinatura digital.
Documentos que podem ser assinados de forma virtual: qualquer documento pode ser assinado virtualmente, desde que o assinante tenha um certificado digital válido ou outro mecanismo de identificação no ambiente eletrônico. Alguns, como os imobiliários, requerem exigências legais específicas.
Aplicativos para assinatura virtual: existem vários aplicativos e programas específicos para a assinatura de documentos on-line, que oferecem funcionalidades que fazem a diferença na redução da burocracia das empresas.
Assinatura virtual gratuita: alguns programas e plataformas oferecem maneiras de assinar documentos on-line gratuitamente. Mas muitos apresentam limitações que acabam atrapalhando a rotina empresarial, como por exemplo, limitar o número de signatários ou documentos.
TOTVS Assinatura Eletrônica
O TOTVS Assinatura Eletrônica é uma plataforma de gestão de assinaturas que oferece validade jurídica aos documentos com o uso de assinatura virtual, dentre outras vantagens. A Procdata, como parceira da TOTVS, pode implantar esse programa na sua empresa em conformidade com a rotina do negócio.
Você pode optar pela utilização da assinatura eletrônica ou digital, com certificados A1 ou A3. Além disso, a ferramenta conta um padrão de criptografia SHA 256, o mais seguro do mercado, gestão centralizada de todo o processo de assinatura e o app Minha Assinatura Eletrônica, que confere mobilidade aos profissionais. E mais:
- Dashboard intuitivo;
- Usuários e signatários ilimitados;
- Integrações nativas e API para integração com softwares de terceiros;
- Módulos de inscrição e cadastro de usuários, envio de documentos, assinatura, confirmação e validação.
Traga mais produtividade e agilidade para a rotina da sua empresa: saiba mais sobre o TOTVS Assinatura Eletrônica. Entre em contato com nossa equipe de especialistas: (54) 3538-2655 ou pelo e-mail comercial@procdatati.com.br