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Manutenção do Protheus: por que terceirizar ao invés de ter equipe própria?
Manutenção é uma questão séria com muitos serviços de tecnologia. Quem tem uma linha telefônica em casa sabe bem disso. No momento em que a linha cair ou tiver algum problema, a pessoa pode se preparar para uma série de ligações para a fornecedora e uma espera longa até conseguir a visita de um técnico que talvez nem resolva o defeito. Por isso, sua empresa precisa estar preparada para lidar com a manutenção do Protheus.
Ao contrário da linha telefônica na sua residência, o Protheus é um ERP importante que não pode parar. Inegavelmente se isso acontecer, a empresa está em sérios apuros. Como consequência, pode atrasar a produção e processos internos. Nesse caso, o ideal seria ter uma pessoa especializada em Protheus para fazer a manutenção, certo?
Nem sempre. Queremos te mostrar que existe uma maneira de garantir a manutenção do Protheus e ainda ter um serviço especializado através da terceirização. Algumas vezes ela é até mais indicada do que ter uma equipe interna. Portanto, entenda quais são suas vantagens e por que essa pode ser a solução ideal para o seu negócio.
Quais são as principais tarefas de manutenção do Protheus?
O Protheus é um ERP capaz de gerir funções de todos os setores da empresa, desde o administrativo até comercial e financeiro. Por isso, sua manutenção é praticamente contínua. Primeiramente, ele precisa estar atualizado com as versões mais recentes do software, além de necessitar de soluções para eventuais problemas corriqueiros.
Pense na área financeira para entender melhor como a manutenção realmente é necessária. Eventualmente, alterações na legislação local alteram alíquotas de tributos pagos pela empresa. O software, nesse caso, precisa ser atualizado com o novo tributo. Similarmente, isso pode acontecer com encargos de funcionários, notas fiscais, entre outros.
Sem elas, seria impossível manter a empresa operando legalmente. Assim, a falta de uma equipe apropriada para manutenção geraria problemas gigantes para cada setor que precisaria resolvê-los.
Em outras ocasiões um erro do servidor é capaz de parar o setor inteiro. Como o transporte consegue operar se as notas simplesmente pararem de ser emitidas? Talvez o erro não seja tão grande ou perceptível assim, mas certamente precisa de atenção.
De qualquer maneira, a manutenção do Protheus é um processo quase contínuo, como acontece com qualquer tecnologia. As tarefas são muitas e talvez a empresa só perceba que precise delas no momento de uma emergência.
Quem deseja manter seu software atualizado e ter a solução para qualquer problema que surgir tem duas opções: terceirizar o serviço de manutenção do Protheus ou criar uma equipe interna.
Por que usar a terceirização para manutenção do Protheus?
Alguns gestores preferem ter um profissional interno para cada necessidade do negócio, incluindo tarefas vitais de TI, como manutenção dos servidores. Embora, pareça realmente mais fácil simplesmente contratar alguém e deixá-lo na empresa o dia inteiro para cuidar dos imprevistos, essa não é a solução ideal.
Inicialmente, pense no custo. Ter uma equipe de TI especializada em Protheus pode sair bastante caro. Principalmente no ramo da tecnologia, as atualizações surgem diariamente e quem deixa de se especializar por pouco tempo já está para trás do mercado. Se você, no papel de gestor, não enviar sua equipe de manutenção em treinamentos a cada três meses, por exemplo, já pode considerar uma medida de risco.
Além disso, é importante lembrar que o Protheus é um ERP vital para as funções da organização. Não basta contratar um profissional formado no curso técnico de TI, ele precisa ser um verdadeiro especialista na solução. Sendo assim, todos os membros da equipe devem ter conhecimentos específicos em Protheus e isso não sai barato. Talvez a empresa até tenha dificuldades de encontrar um profissional especializado na sua região.
Mas e se achar somente uma pessoa para trabalhar com a manutenção do Protheus, não uma equipe? Também não é a solução ideal. Primeiramente, a rotatividade de pessoal atualmente está bastante alta. Além disso, existirá o risco que esse indivíduo trocará de emprego logo e todo seu investimento irá por água abaixo.
Mesmo o profissional mais fiel e dedicado não consegue dar sua entrega em tempo integral. Quando ele tirar férias, ficar doente ou simplesmente precisar ir a um curso em outra cidade, a empresa fica desamparada.
Portanto, já percebemos que a terceirização tem uma série de benefícios que inclui:
- Atualização constante;
- Disponibilidade 24h para a empresa;
- Eficiência.
E tudo isso sem contar no conhecimento amplo em ERP adquirido por terceirizados que só trabalha com Protheus há anos. Eles conseguem ter uma visão mais global do sistema e dos módulos, podendo perceber problemas que um profissional recém-treinado dificilmente veria. Contratar uma terceirizada significa pagar pela sua especialização e know-how adquiridos depois de anos trabalhando e estudando o sistema.
Profissional vs. empresa terceirizada
O gestor percebeu que a terceirização realmente é o caminho mais apropriado e começou a buscar opções no mercado. Nessa hora surgem mais duas alternativas de solução: contratar um profissional terceirizado especialista no assunto ou uma empresa terceirizada.
Por um lado, a argumentação do profissional parece se encaixar em todos os requisitos: ele é um especialista em manutenção de Protheus, está sempre se atualizando com cursos (que não saem do bolso do empresário) e está há anos no mercado. Apesar disso, é importante lembrar que você precisa de dedicação 24 horas ao trabalho.
Por ser um ERP, o Protheus é fundamental para diversos setores e não pode parar. Dessa maneira, qualquer pequeno problema precisa de reparo urgente, algo que um profissional sozinho talvez não consiga te oferecer.
Imagine que numa tarde a emissão de notas fiscais parou. Apesar disso, o caminhão precisa sair ainda nesse dia para conseguir chegar ao cliente que quer aquela entrega com urgência, mas não pode deixar a doca sem a nota. A empresa liga para o terceirizado e ele informa que está em outro lugar e que tem várias visitas agendadas na semana, só está disponível em dois dias.
Será que seu negócio está preparado para lidar com esse tipo de imprevisto? Uma empresa terceirizada te dá muito mais segurança. Caso um imprevisto aconteça e um dos técnicos esteja com a agenda cheia, a empresa simplesmente mandará outro funcionário. Ela é especializada nisso e possui várias pessoas prontas para te atender.