

ERP para varejo: por que sua empresa deve ter um?
Um software ERP pensado para o varejo auxilia na otimização da gestão da cadeia de suprimentos, facilitando o controle de recursos e a análise de dados gerados pela empresa. Dessa forma, é possível realizar o aprimoramento de processos ligados, por exemplo, à gestão do estoque, controle de entradas e saídas de recursos, fluxo de mercadorias na empresa, dentre outros.
Qual a vantagem competitiva de um ERP para o varejo?
- Acesso à informação em tempo real: é possível gerar relatórios sobre processos que estão em andamento, acompanhar o status das atividades e fazer a verificação de quais produtos estão em estoque naquele momento
- Automação comercial, fiscal, financeira, etc: automatização das atividades mais rotineiras, como cálculos e o lançamento de notas fiscais.
- Controle de estoque e inventário: acompanhamento das entradas e saídas da matriz e das filiais, de forma integrada, além de fornecer indicadores de desempenho, como tempo de permanência em estoque, rotatividade de produtos, volume de quebras, etc;
- Integração com outras lojas: gerenciamento das filiais e outras lojas do grupo, que permite aos gestores fazer avaliações dos resultados mais assertivas;
- Implantação de promoções: com o uso do software fica mais fácil precificar e calcular descontos para diferentes produtos e serviços, com atualização em tempo real para a equipe que acessa a solução;
- Melhora na gestão de equipes: a realização de processos que envolvem diferentes setores, fica mais fácil e otimizada, o que promove uma melhora na gestão das atividades das equipes áreas distintas. Os gestores também têm acesso aos dados sobre atividades realizadas pelos funcionários e o desempenho de cada um.
Quais são as principais funcionalidades do ERP para varejo?
Um ERP de varejo fornece diversas funcionalidades para a empresa, como a centralização de processos em um único ambiente virtual. Ele também pode ser integrado a outras soluções, como a uma ferramenta de Customer Relationship Management (CRM) ou de Gestão do Relacionamento com o Cliente ou ainda, a um sistema de controle de estoque e inventário.
Por que a tecnologia é essencial para melhorar os processos no varejo?
Investir no relacionamento com o cliente é fundamental para proporcionar experiências positivas e promover vendas futuras. Além disso, é importante frisar que a automatização de processos como a tributação comercial, acompanhamento de devoluções, suporte para precificação, gerenciamento de custos de produção, administração de ações de relacionamento, criação/condução de programas de fidelidade, gerenciamento de lojas, suporte para montagem e monitoramento de campanhas promocionais, também são contempladas pelo ERP. Outras soluções que podem ser integradas ao software:
– Plataforma de e-commerce: melhore sua performance online através da flexibilidade de APIs dentre outras funcionalidades.
– Business Process Management (BPM): função que estrutura e automatiza rotinas/atividades, coloca em prática fluxos de trabalho (workflows), o que contribui para impulsionar a produtividade da sua empresa.
– Business Intelligence e Analytics: reúne as informações do seu negócio em dashboards intuitivos, dinâmicos e personalizáveis, permitindo uma melhor visualização dos processos.
– ECM (Enterprise Content Management): acesso, controle e compartilhamento de documentos em qualquer horário.
– Integrador de marketplace: possibilita que seus produtos estejam presentes nas principais lojas de comércio eletrônico do país, ampliando o alcance de vendas.
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A adoção de um ERP para a sua loja contribui para a produtividade da sua equipe, melhora a gestão do seu negócio, tornando-a mais estratégica e assertiva, do estoque à venda. Se você quer tirar mais dúvidas ou implementar essa solução no seu negócio, entre em contato com a nossa equipe de especialistas: 54.3538.2655