

Eficiência na Gestão de Serviços
Uma boa gestão de serviços garante à sua empresa um diferencial competitivo, item importante para manter-se forte no mercado. Logo, um bom gerenciamento de serviços traz estabilidade e otimiza o crescimento do negócio.
O que é gestão de serviços?
A gestão de serviços e operações consiste em planejar e organizar a atuação do negócio para possibilitar uma entrega rápida, com garantia na produção e fidelização do cliente. A satisfação do cliente é uma das principais preocupações de quem presta serviços, o que nem sempre é fácil de quantificar. Isso, quando não bem executado, pode afetar a rentabilidade da empresa, além de impedir a identificação de gargalos e lacunas na produção. Por isso, a melhor forma para acompanhar estes índices é a gestão de serviços eficiente. Essa prática garante que o gestor (ou o time de gestores) consiga focar nas áreas vitais do negócio.
Qual é o objetivo da gestão de serviços?
De forma geral, é garantir a máxima satisfação dos clientes. Por isso, ajustar os processos de acordo com as mudanças do mercado é uma forma da empresa atender às exigências dos consumidores. A gestão de serviços busca recursos para beneficiar essa interação por meio de otimizações, melhorias e modernizações dentro do seu processo de trabalho.
Como funciona?
De forma geral, funciona como um acompanhamento dos processos que envolvem uma venda: do início da compra até o pós-venda. A correta gestão de serviços deve fazer a gestão das demandas do controle das preparações para sua prestação, até a entrega. Envolve questões como garantias, atendimento e suporte, logística dentre outros pontos. A ideia é garantir que tudo funcione de forma organizada e sincronizada, promovendo um bom fluxo de informações, evitando retrabalhos.
Por que é importante a gestão de serviços para uma empresa?
Sua prática possibilita uma maior garantia de satisfação do cliente, como também o fortalecimento da cultura corporativa. É um fluxo que se complementa. Ao ter um relacionamento mais próximo do consumidor, a empresa pode obter melhores informações sobre sua satisfação, ou seja, como e onde melhorar. Com estas informações é possível desenvolver um plano contínuo de melhorias.
Quais são os benefícios da gestão de serviços?
- Eficiência operacional
- Organização
- Qualidade nas entregas
- Auxilia nas tomadas de decisões
- Resultados mais eficazes
Como otimizar a gestão de serviços?
Primeiro, é preciso conhecer o perfil do seu cliente e compreender suas necessidades e também, entender o que se passa dentro da sua empresa. É recomendado que se pense essa otimização em duas etapas: antes de fechar o serviço, durante a prestação do mesmo e após a entrega. Dessa forma, é possível enxergar pontos críticos para melhoria.
O que faz um software de gestão de serviços?
Entre as principais funções, temos:
- Comercial: gestão de oportunidades, precificação de H/H, orçamentos, etc;
- Mobilização com separação e aquisição de insumos e equipamentos;
- Controle por projetos;
- Gestão de patrimônio;
- Gestão de contratos: controle de vigência, aditivos de reajuste, análise de rentabilidade, etc;
- Gestão Operacional: controle de escala de trabalho, alocações e monitoramento de presença de equipe externa e controle de assistência técnica,
- Manutenção
Por que investir em um software de gestão de serviços?
Sua empresa terá maior potencial competitivo com:
- Maior controle financeiro
- Maior controle de prazos
- Redução de custos
- Aumenta a produtividade
- Segurança das informações
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